Pitaya e seu poder curativo: benefícios da fruta e 5 receitas deliciosas

Antioxidante, que reforça a imunidade e ainda ajuda a combater diversas doenças, além de saborosa, a pitaya chama a atenção por causa de seu colorido. Saiba como ela pode melhorar a sua saúde e prepare pratos deliciosos com a fruta!

Foto: Pexels

Se você já se deparou com essa fruta no mercado, é possível que tenha estranhado sua casca rosa vibrante, bem como as pontas verdes que saem dela e que se parecem um pouco com escamas. É por causa de sua aparência que a pitaya também é chamada de “fruta do dragão”.

Muito nutritiva e saborosa ela vem ganhando popularidade principalmente entre as pessoas que procuram manter uma dieta saudável. Isso porque é um alimento rico em vitaminas, minerais e fibras, além de ser pouco calórico. Continue lendo e conheça todas as vantagens de consumir a pitaya, além de receitas fáceis de fazer com esse ingrediente!

 

  • Gosta de ler a respeito de saúde? Então, veja também nosso artigo sobre o que é Ayurveda, com tudo sobre o sistema de saúde mais antigo do mundo. Além dos 7 benefícios da Jabuticaba, que é um poderoso antioxidante natural e low carb recheado de vitaminas e saias minerais, e ainda, ajuda na saúde do intestino e combate da diabetes!

 

O que é pitaya e quais são os diferentes tipos?

 

A pitaya é uma fruta tropical que nasce em um cacto do gênero Hylocereus. Pode ser encontrada no mundo todo, entretanto é mais popular no sudeste da Ásia e na América Latina. Existem três variedades principais, além de alguns tipos híbridos.

O fruto possui diversos nomes, entre eles, um  nome bastante popular é a “rainha da noite”, por causa de suas flores que se abrem em uma só noite.  Temos ainda a “Fruta do dragão”, ou Dragon Fruit, e se deve às escamas presentes no fruto, que se assemelham com a pele de dragão.

A pitaya com a casca rosa e o interior branco é a mais comum, só que é a de gosto mais ácido. Já a pitaya rosa com polpa vermelha é levemente maior e mais doce do que a anterior, mas um pouco mais difícil de ser encontrada para comprar. Por fim, a variedade mais rara é a de exterior amarelo e interior branco. É também a de sabor mais adocicado.

 

Foto: Pixabay

 

Qual é o sabor da pitaya?

 

Algumas pessoas afirmam que ela tem um gosto parecido com o do kiwi, outras acham que lembra mais a pera. Se você gosta de qualquer uma dessas frutas, vai amar o sabor delicado da pitaya. Adocicada, levemente ácida e com uma textura que é o meio-termo entre crocante e macia, ela é refrescante e perfeita para consumir em um dia quente.

 

Foto: Pixabay

Quais são os principais benefícios de seu consumo?

 

Agora vamos conhecer todo o poder da pitaya na alimentação. É considerada um excelente alimento curativo, com muitas propriedades benéficas. Veja as principais:

 

6 principais benefícios da Pitaya na Alimentação:

  1. Protege as células do organismo, pois é rica em antioxidantes que ajudam a combater o câncer. Saiba mais em Alimentos antioxidantes: como eles funcionam e quais são.
  2. Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  3. Combate doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  4. Regular o intestino pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre;
  5. Regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;
  6. Combate a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

 

A pitaya tem alto teor de:

  • Carotenoides, substâncias associadas à redução do risco de câncer;
  • Licopeno, nutriente que pode melhorar a saúde cardíaca;
  • Magnésio, que é essencial para o funcionamento das células;
  • Ferro, mineral importante para o transporte de oxigênio, a síntese de DNA e o metabolismo energético;
  • Elevados níveis de Vitamina C, que te ajuda a absorver o ferro e melhoram a imunidade.

Além disso, a fruta é rica em fibras: 1 xícara (chá) de pitaya fornece cerca de 7 gramas do nutriente. Como resultado, consumi-la facilita o processo digestivo e mantém a saúde intestinal em dia.

 

Foto: Pexels

 

Poderoso antioxidante que ajuda a combater Alzheimer e câncer

 

Estudos científicos realizados pela Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF), na Faculdade de Farmácia, comprovaram a eficiência da proteção cardiovascular e hepática da suplementação de suco de pitaia vermelha em casos de obesidade e também em relação à síndrome metabólica induzida.

Assim, o consumo e a utilização tópica de produtos naturais, contendo compostos antioxidantes, foram relacionados a uma menor incidência de doenças associadas ao estresse oxidativo como Alzheimer, câncer, entre outras, segundo estudos de JUSTUS (2014) e Ramli e colaboradores (2014).

 

Saúde do Intestino e auxílio da Digestão

 

A pitaya tem grandes quantidades de fibra, que ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo. Logo, essas benfeitorias, ajudam o intestino a funcionar direitinho. Pois, os oligossacáridos presentes na pitaya aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.

A pitaya também possui alto teor de água, que está envolvida em processos vitais no nosso corpo, tais como: digestão, absorção de nutrientes, melhora da filtração renal e hidratação. Além disso, a água presente na fruta é altamente nutritiva, pois possui vitaminas e minerais. (Fonte: Unimed Fortaleza)

 

Combate o colesterol e diabetes

 

As sementes da pitaya são ricas em ácido linoleico (gorduras boas) que é um suave laxante e que reduz os níveis de colesterol total e LDL em humanos, por inibir a absorção do colesterol no intestino.

Enquanto o  óleo de semente de pitaya tem nível elevado de lipídeos funcionais (maior que o da linhaça) e pode ser utilizado como uma nova fonte de óleo essencial. (Saiba mais em estudo abaixo).

Além disso,  consumo de pitaya ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. Em Taiwan, diabéticos substituem o arroz pela pitaya como fonte de fibras, mostrando o benefício na prevenção de problemas associados à diabetes.

 

Pitaya emagrece?

 

A grande vantagem de comer pitaya é que, ao mesmo tempo em que ela é muito nutritiva, é também baixa em calorias. Cada porção de 100g da sua polpa contém apenas 50 calorias. Isso sem contar que a sua alta concentração de fibras permite saciedade e o seu sabor adocicado ajuda a satisfazer a vontade de comer açúcar.

 

Foto: Pexels

 

Propriedades curativas da Pitaia comprovadas cientificamente

 

Dando sequência, os  estudos destacam ainda:

Em sua polpa observa-se a presença de beta-caroteno, licopeno e oligossacarídeos não digeríveis com característica prebiótica (WHICHIENCHOT; JATUPORNPIPAT; RASTALL, 2010).

#actampads1#

Assim, os oligossacarídeos presentes na pitaia são resistentes ao pH ácido do estômago e parcialmente resistentes a α-amilase e possuem atividade prebiótica. Ou seja, servem de alimento seletivo para os Lactobacilluse as bifidobactérias do intestino (ORTIZ-HERNÁNDEZ; CARRILLO-SALAZAR, 2012).

Enquanto as pequenas sementes pretas distribuídas em sua polpa são constituídas em 50% de ácidos graxos essenciais. Sendo 48% de ácido linoléico (ômega-6) e 1,5% de ácido linolênico (ômega-3).

Já o óleo da semente de pitaia é uma fonte natural de antioxidantes, pois contém metabólitos fenólicos, tocoferóis e esteróis (LIM, et al., 2010; ORTIZ-HERNÁNDEZ; CARRILLO-SALAZAR, 2012).

A existência desses compostos, além dos ácidos graxos insaturados, faz com que o óleo das sementes de pitaia, quando incorporado a cosméticos, ajude a equilibrar o metabolismo da pele, nutrindo-a (KAMAIRUDINet al., 2014).

Related Post
#actampads1#

Estudos também relacionam o óleo da pitaia com suave atividade laxante e hipocolesterolêmica (colesterol total e colesterol de baixa densidade –LDL) (NUNES et al., 2014). ( Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF))

 

Como se come a pitaya?

 

A dica para comprar a pitaya ideal é apertar de leve a sua superfície. Isso porque ela precisa estar um pouco macia para ser consumida. Se acaso ela estiver muito firme, leve para casa e deixe amadurecer fora da geladeira.

Para comer a fruta, basta cortá-la ao meio com uma faca e, contando com a ajuda de uma colher, separar a polpa da casca. Ela pode ser comida sozinha ou ser usada tanto para fazer sucos, vitaminas e drinks quanto para acompanhar peixes, compor saladas e sobremesas.

Confira, em seguida, 5 receitas para preparar em casa. Você pode utilizar qualquer variedade para fazer esses pratos, mas aposte na pitaya com polpa vermelha para conferir um colorido especial!

 

Foto: Pexels

 

Vitamina proteica tropical

 

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

 

Foto: Unsplash

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de pitaya picada e congelada
  • 1 xícara (chá) de manga picada e congelada
  • 2 bananas picadas e congeladas
  • Suco de ½ limão
  • 1 xícara (chá) de leite de coco caseiro
  • 1 scoop de whey protein ou de proteína isolada de soja
  • Coco ralado para decorar

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, exceto o coco ralado, em um liquidificador potente e bata até ficar homogêneo. Sirva a vitamina logo após, decorada com coco ralado.

Pudim de chia com sorvete de pitaya

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 6h de descanso)

 

Foto: Pexels

 

Ingredientes:

  • 1 garrafinha (200ml) de leite de coco industrializado
  • 2 colheres (sopa) de sementes de chia
  • 5 gotas de essência de baunilha
  • Mel ou melado a gosto para adoçar
  • 1 pitaya picada
  • 2 bananas picadas e congeladas por 2 horas
  • 2 colheres (sopa) de água
  • Mirtilos e folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Em um pote de vidro com tampa, misture o leite de coco, a chia, a baunilha e o adoçante de sua preferência. Feche e leve para a geladeira por 6 horas. No processador de alimentos, bata metade da pitaya com a banana e a água até ficar homogêneo. Por fim, coloque a pitaya restante em cima do pudim de chia e cubra com o sorvete. Sirva, em seguida, decorado com mirtilos e hortelã.

 

Smoothie no bowl

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 20 minutos

Foto: Pexels

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de pitaya picada e congelada
  • 2 bananas picadas e congeladas
  • ½ xícara (chá) de iogurte grego
  • Frutas e coco ralado para acompanhar

Modo de preparo

No liquidificador, bata a pitaya, a banana e o iogurte. Depois que ficar homogêneo, desligue e transfira para uma tigela funda. Decore com frutas picadas e coco ralado. Sirva em seguida.

 

Salada com molho de pitaya

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Foto: Pexels

 

Ingredientes:

  • 1 pitaya picada
  • Suco de 2 limões
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal a gosto
  • 1 maço de agrião
  • ½ xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio
  • 2 rabanetes fatiados
  • 1 pepino cortado no sentido do comprimento
  • 1/3 de xícara (chá) de morango picado
  • ¼ de xícara (chá) de castanha de caju

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o molho batendo a pitaya, o limão, o azeite e sal no liquidificador. Peneire e reserve. Em uma saladeira, misture o agrião, o tomate, o rabanete, o pepino, o morango e a castanha. Sirva a salada, em seguida, regada com o molho.

 

Sobremesa fit de pitaya

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Foto: Pexels

 

Ingredientes:

  • 1 pitaya picada
  • 5 morangos picados
  • ½ xícara (chá) de manga picada
  • Suco de ½ limão
  • 1 xícara (chá) de granola
  • ½ xícara (chá) de iogurte natural
  • Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Antes de mais nada, misture as frutas picadas com o suco de limão. Reserve. Em segundo lugar, divida a granola em duas taças altas. Por cima, coloque o iogurte e, em seguida, as frutas picadas. Decore com folhas de hortelã e sirva.

Agora que você já conhece os benefícios da pitaya e sabe preparar vários pratos com essa fruta, aproveite para ler mais sobre alimentos saudáveis! Por fim, conheça o poder digestivo do Chá de hortelã, emagreça tomando Chá de carqueja, acelere o metabolismo com Banana verde ou ainda conte com as propriedades antioxidantes da Cúrcuma.

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais