Tendência de decoração 2022: 7 propostas para dar conforto ao lar

Elementos naturais, dourado e minimalismo são algumas propostas de tendência de decoração 2022, veja quais são as outras

Qual é a tendência de decoração 2022? Para responder essa pergunta é preciso olhar para 2021 e avaliar quais foram as necessidades que surgiram dentro de casa.

Por isso, o conforto, ambientes integrado e casa conectada são algumas dessas tendências para este ano. Porém, se você quiser saber quais são as outras, terá que ler esta matéria até o final.

Além disso, trouxemos ainda fotos e vídeos inspiradores para transformar sua casa. Então, continue lendo e aproveite!

 

Tendência de decoração 2022

 

Este ano promete muitas mudanças. Afinal, com a pandemia cada vez mais controlada, é possível voltarmos à rotina normal com mais segurança.

Porém, algumas prioridades que surgiram durante este período, não irão embora tão cedo. Isso é refletido na arquitetura e na decoração.

Por isso, selecionamos algumas dessas prioridades que serão tendência de decoração 2022.

 

Elementos naturais na decoração

Fonte: Pinterest

 

 

Ter permanecido muito tempo em casa fez com que nos apegássemos ao natural, como as plantas, por exemplo. Por isso, a prática da jardinagem e essa aproximação com a natureza deve continuar sendo tendência de decoração 2022.

Além disso, existem outros elementos que utilizam materiais naturais que também podem ser explorados. Por exemplo, a madeira, a palha e a lã. Como resultado, cresce ainda mais a procura por trabalhos artesanais que utilizam esses recursos.

A vantagem de tê-los na decoração é um toque de personalidade e exclusividade. Isso porque os modelos são muito mais trabalhos feitos apenas para um cliente.

Outro ponto que merece destaque quando falamos sobre elementos naturais na decoração que são tendência este ano, são as cores que remetem a natureza.

Assim, tons terrosos e variações de verde são as mais pedidas. Se você quiser saber exatamente quais são elas, não se preocupe! No final desta matérias falaremos mais sobre as cores tendência na decoração 2022.

 

Dourado

Fonte: Unsplash

 

 

O dourado foi uma cor muito utilizada nas décadas de 20, 60 e 80. A ideia era ostentar a cor que é associada ao ouro. Por isso, era uma característica de classes mais ricas.

Porém, com a variedade de tintas e elementos decorativos nesta tonalidade, a cor foi ficando cada vez mais popular. Este ano, a ideia é utilizá-la para transmitir elegância e estilo ao lar.

Afinal, segundo a psicologia das cores, o dourado significa sabedoria, abundância, sucesso, triunfo e realização. Além disso, também transmite sofisticação, prestígio e prosperidade.

Por outro lado, por ser uma cor bastante chamativa, é preciso ter cuidado ao usá-la. Sendo assim, a proposta é investir apenas nos detalhes. Por exemplo, uma luminária, uma almofada ou um vaso de plantas.

Com este último já é possível integrar duas tendências de decoração 2022.

 

  • Você também pode gostar Escritório: +25 decorações para usar de inspiração

 

Conforto

Fonte: Unsplash

 

Também conhecido como Comfy, esse estilo de decoração foi muito resgatado durante a pandemia. Afinal, quanto mais ficávamos em casa, percebíamos a importância de móveis confortáveis.

A ideia e buscar recursos que ofereçam aconchego e tornam o lar um espaço mais acolhedor. Assim, essa tendência de decoração 2022 vai muito além de elementos decorativos.

Por isso, as janelas amplas estão em destaque neste ano. Isso porque oferecem luz natural e maior circulação de ar.

Além disso, não podemos deixar de fora os móveis estofados como sofás, cadeiras, poltronas e cabeceira de cama.

 

 

Ambientes integrados

Fonte: Unsplash

 

Este ano, a proposta é derrubar barreiras, seja na decoração ou na vida.

Na construção civil os projetos estão muito mais voltados a espaços integrados, ou seja, que não possuem divisória. Essa tendência reúne todos os cômodos compartilhados em um amplo espaço de convivência.

Assim, a proposta é que uma pessoa que esteja cozinhando, consiga ver e conversar com quem está na sala de estar, por exemplo. Essa integralidade pode ser feita com os seguintes cômodos: sala de estar, sala de jantar, cozinha, varanda e área de lazer.

Porém, se você está com medo de tudo se transforme em uma grande bagunça, não se preocupe. Afinal, alguns elementos da decoração podem servir como divisória desses espaços. Por exemplo, o tapete, o sofá, o balcão e a mesa de jantar.

A principal vantagem desta técnica é gerar amplitude na casa. Por isso, espaços pequenos serão os mais beneficiados com essa tendência de decoração 2022.

 

 

Retrô

Fonte: Pinterest

 

O retrô ganhou uma nova definição este ano. Isso porque ao invés de representar necessariamente móveis antigos com um design “ultrapassado”, seu novo significado resgata móveis e objetos que tenham memória afetiva.

Sendo assim, um quadro que possui uma história ou um sofá que te lembre boas companhias serão valorizados em 2022.

 

 

Casa conectada

Fonte: Pinterest

 

Parece loucura reunir o estilo retrô e uma casa conectada, não é mesmo? Porém, conforme as necessidades vão surgindo, é importante estar sempre pronto para se adaptar.

Além disso, estamos presenciando uma década hiperconectada. Com isso, o mercado nos oferece cada vez mais produtos que facilitem nosso dia a dia dentro de casa.

Seja um relógio que fala, um interruptor inteligente ou uma assistente virtual.

A ideia desta tendência de decoração 2022 é que o lar fique mais versátil e funcional ao mesmo tempo que facilite o dia a dia.

 

Minimalismo

 

Fonte: Pinterest

 

O minimalismo não é um recurso novo na decoração. Porém, são tantas vantagens que ele permanece como tendência neste ano.

A proposta deste estilo é uma decoração simples que utiliza apenas o que é essencial. Assim, formas geométricas, linhas retas, tons neutros e poucos objetivos decoração são regras.

Dentre as vantagens de ter uma casa minimalista estão: pouca poluição visual, sensação de amplitude, maior área de circulação e conforto.

 

 

Tendência de cores para 2022

 

Related Post
Fonte: Pinterest

 

Anualmente, empresas de tinta lançam as cores tendência para o ano. Sendo assim, para 2022, a Suvinil escolheu  cor Eclipse.

Trata-se de um verde em tom fresco. Se quiser saber mais combinações, confira nosso especial sobre a cor do ano, todas combinações e paleta de cores lançadas pela marca como tendência de decoração para 2022.

 

Inspirações de tendência de decoração 2022

 

Confira como esses elementos de tendência de decoração 2022 podem ser aplicados na prática na sala, cozinha, quarto e banheiro.

 

Tendência decoração para sala 2022

Fonte: Unsplash

 

Poltronas em formatos arredondados passam a sensação de conforto ao ambiente.

 

Fonte: Unsplash

 

As ripas de madeira no teto oferecem a ideia de um espaço aconchegante. Além disso, há o dourado na mesa de centro.

 

Fonte: Unsplash

 

O canto alemão é uma excelente alternativa para proporcionar conforto extra na sala de jantar. Além disso, as molduras boiserie na parede são puro charme!

 

Fonte: Unsplash

Por outro lado, os nichos embutidos também são ferramentas para aproveitar melhor o espaço na sala de estar. Aliás, aproveite para conferir nosso especial sobre como organizar livros.

 

Tendência decoração 2022: cozinha

Fonte: Unsplash

 

Uma cozinha minimalista transmite um visual mais organizado ao ambiente.

 

Fonte: Unsplash

 

Combinar elementos com o mesmo material como a mesa, o suporte das luzes e o chão é uma ótima forma de manter a decoração harmônica e cheia de personalidade.

 

Fonte: Unsplash

 

Que tal ter uma horta na cozinha? Mesmo que não tenha espaço para fazer um jardim, aposte em vasos pequenos na bancada.

 

Fonte: Unsplash

 

Manter a cozinha organizada facilita na hora de arrumar as refeições no dia a dia. Portanto, quando menos objetos tiver em cima do balcão, melhor.

 

Fonte: Unsplash

Por fim, o estilo de cozinha americana oferece a oportunidade de deixar ambientes integrados tendo o balcão como divisória.

 

Tendência decoração 2022: quarto

Fonte: Unsplash

 

A cabeceira é o principal método de garantir conforto em um quarto. Seja ele de casal, infantil ou de adolescente.

 

Fonte: Unsplash

 

 

Juntar o azul com tons de madeira remete a uma decoração praiana, não é mesmo? Como resultado, o espaço transmite pura calma.

 

Fonte: Unsplash

 

A parede de vidro oferece iluminação extra no ambiente e garante uma circulação de ar muito melhor.

 

Fonte: Unsplash

 

Por outro lado, caso a janela seja pequena, o melhor para garantir uma boa luminosidade no ambiente é apostar em cores claras.

 

Tendência decoração 2022: banheiro

 

Fonte: Unsplash

 

Ter plantas no banheiro transmite a ideia de estar tomando um banho de cachoeira. Por isso, as plantas pendentes são as mais pedidas.

 

Fonte: Unsplash

 

Além disso, outro elemento muito procurado para compor a decoração do banheiro são as pedras naturais.

 

Fonte: Unsplash

 

Que tal deixar o banho de banheira ainda mais relaxante com os produtos ao alcance das mãos?

 

Conclusão

 

Por fim, podemos ver que os elementos que são tendência de decoração 2022 não são muito fora da realidade em relação ao custo.

Desta forma, qualquer um pode adicionar um toque de conforto e plantas na decoração de qualquer ambiente da casa.

Mas, se você quiser investir um pouco mais, nada melhor do que uma casa inteligente que responde por comando de voz.

Por outro lado, se quiser uma casa com ambientes integrados, não esqueça de contratar um bom arquiteto e engenheiro para tudo fique conforme o planejado.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais