Cientistas desenvolveram tecido que aquece de um lado e resfria do outro

Cientistas desenvolveram um tecido que aquece de um lado e resfria do outro

Desenvolvido por cientistas da Universidade de Zhejiang e da Universidade de Westlake da China, o “tecido Janus” de várias camadas consiste em uma base de fibras de polímero e PTFE (politetrafluoroetileno expandido).

Outras substâncias foram aderidas a essas fibras, dando ao tecido um lado que aquece o usuário e o que ajuda a mantê-lo fresco.

É um tecido de dupla face para roupas, um dos lados pode ter efeito aquecedor, pois é revestido com nanopartículas de cobre e zinco, que podem absorver a luz solar.

A parte de trás, revestida com polimetilmetacrilato e alumínio, pode refletir a luz do sol e dissipar o calor, segundo a Nano Letters.

 

 

Os cientistas testaram o tecido sob a luz natural do sol usando um material de silicone que imita a pele humana e o compararam a tecidos normais de algodão branco e preto.

O lado das nanopartículas aumentou a temperatura da pele em 8,1 graus mais do que o algodão preto. E o outro lado do tecido resfriava a pele em mais de 6 graus em comparação com o algodão branco.

Segundo os engenheiros, o novo tecido tem a mesma respirabilidade do algodão, além de ser simples e barato de fabricar, 5 lavagens praticamente não afetam sua capacidade de absorver e refletir a luz solar.

 

 

Este novo tecido pode ter mais aplicações

 

 

Nos testes, publicados na revista científica ‘ACS Applied Materials & Interfaces’, a condutividade térmica foi superior à de muitos outros tecidos convencionais ou de alta tecnologia e economiza no ar condicionado.

De acordo com SciTechDaily, este novo tecido poderia ter mais aplicações além do resfriamento pessoal. Pode auxiliar na captação de energia solar, na dessalinização da água do mar e no gerenciamento térmico de aparelhos eletrônicos, segundo os pesquisadores.

 

  • Veja também: A SEDA: origem, história e características do tecido mais nobre do mundo

 

Melhores tecidos respiráveis para vestir

 

Para se vestir adequadamente em climas quentes, é preciso levar em consideração a respirabilidade do tecido, sua capacidade de absorver umidade, a densidade dos fios, e não se esquecer do tamanho do produto.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre moda direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Quer prefira naturais, orgânicos, sintéticos ou mistos, existem muitas opções excelentes à sua escolha.

 

 

O algodão é um excelente tecido leve e respirável, absorve e retém perfeitamente a umidade sem evaporá-la.

A lã e alguns materiais sintéticos absorvem perfeitamente a umidade da pele e trazem-na para a superfície da roupa, onde evapora sem deixar uma sensação pegajosa.

Quem trabalha em áreas de clima úmido deve estar ciente de que os tecidos de secagem rápida ajudam o corpo a manter a sensação de secura e frescor por muito tempo. Portanto, você não deve comprar roupas que sequem devagar.

modatecido