Cantinho do café: 50 fotos com tudo que você precisa para arrasar na decoração

Veja os itens indispensáveis para seu cantinho do café, como fazer, onde colocar e ainda confira 50 fotos incríveis de inspiração!

Que muita gente gosta de café você já sabe. Mas, você tinha ideia de que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 79% dos brasileiros apreciam essa bebida? Por isso, não é por acaso o cantinho do café na cozinha ou na sala é tão pedido.

Como resultado, trouxemos neste artigo tudo que você precisa saber para arrasar na decoração. Aqui você ficará sabendo sobre o que colocar no seu cantinho do café, como fazer e onde colocar. E, de quebra, ainda trouxemos 50 fotos inspiradoras!

Cantinho do café é tendência de decoração para 2024

Se o café é a bebida queridinha dos brasileiros, por que não dedicar um cantinho do seu lar a ele? Uma excelente opção para relaxar com os amigos e familiares, o canto do café teve um aumento nas buscas por inspiração no Pinterest em mais de 1.125%.

Você pode iluminar seu cantinho do café e fazê-lo embutido em um móvel. Fonte: Instagram @arquitetaluanapizzolitto

Se você também andou pesquisando sobre um espaço assim, mas não quer gastar muito ou não tem muito espaço, fique tranquila. Isso porque para ter um cantinho assim, não precisa de muita extravagância.

Fonte: Instagram @lojaste.lar
Fonte: Instagram @rosana.chavees

Porém, você também pode abusar da criatividade e fazer um cantinho do café super completo. Então, confira duas fotos de inspiração!

#actampads1#
Fonte: Instagram @wplanejados
Fonte: Instagram @michelerosadecor

Independente das tendências de decoração que vier, o café sempre continuará na mesa da maioria dos brasileiros. Por isso, investir em um lugarzinho para a bebida é uma boa ideia, além do canto do café poder representar um ótimo local para poder fazer uma pausa no home office ou acolher visitas”, esclarece a arquiteta Aline Zanoni.

Agora, que tal juntar tudo isso e fazer um cantinho para café com bar, adega, armário e até cadeira? Veja a inspiração abaixo!

Fonte: Instagram @hharmoniza

Outra alternativa para fugir do óbvio é fazer um cantinho móvel. Dessa forma, aposte no carrinho, coloque nele seus petiscos para o café, garrafa térmica, entre outros! Então, confira duas formas de fazer!

Fonte: Instagram @larissacatossiarquitetura
Fonte: Instagram @allbetaoficial

Normalmente, esses espaços são em tons mais claros e suaves, como branco e marrom. Então, outra forma de sair do comum é apostar em outras cores!

#actampads1#
Fonte: Instagram @lardatayof
Fonte: Instagram @duplex.51

Como montar um cantinho do café?

Parece óbvio que um cantinho do café precisa de, pelo menos, uma garrafa ou uma cafeteira não é verdade? Mas, os outros 21% de brasileiros que não apreciam a bebida também podem ter seu cantinho decorado, mas com uma garrafa de chá, por exemplo.

Fonte: Reprodução/Instagram

Como opção mais saudável e para agradar o paladar das visitas, faça um café sem açúcar e deixe um potinho com o ingrediente ao lado. Além disso, para deixar o ambiente harmonioso e decorado, invista em potes que combinem, por exemplo, em rose gold.

Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, sabemos que só o café não enche a barriga de ninguém, não é verdade? Portanto, outro item indispensável para colocar no cantinho do café são as bolachinhas. Porém, elas podem ser substituídas por outras opções de pequenos aperitivos.

Fonte: Reprodução/Instagram

Além disso, não esqueça das xícaras! Para dar um toque especial na decoração, é possível achar formas diferentes de pendurá-las na parede ou colocá-las em uma bandeja. Assim, o que manda é a criatividade. Neste caso, o suporte na parte de baixo da prateleira com alguns ganchinhos servem para pendurar as xícaras.

#actampads1#
Fonte: Reprodução/Instagram

Por fim, agora só faltam os itens decorativos. Pode ser um quadro, uma suculenta, uma flor ou até a combinação de todos eles, que tal?

Fonte: Reprodução/Instagram

Qual o lugar ideal para colocar o cantinho do café?

Não há uma regra que diz onde o cantinho do café deve ser colocado. Porém, sabemos que os locais preferidos são: cozinha e sala. Por outro lado, quando falamos do móvel onde ele será colocado, o assunto é outro. Em primeiro lugar, é importante que ele esteja a mostra, como parte da decoração e que seja acessível.

Fonte: Reprodução/Instagram

Para dar destaque à área, há quem goste de começar pelo próprio móvel. Este, por exemplo, é do estilo Memphis, que foi muito requisitado na decoração dos anos 80 e voltou com tudo.

Fonte: Reprodução/Instagram
  • Inclusive, leia Jardim: como fazer um espaço verde do zero + 66 ideias para criar o seu

Ideias de onde fazer cantinho do café

Por outro lado, para quem tem uma cozinha pequena ou cozinha integrada com sala e quer ter um espaço compacto, existe uma solução incrível. Para isso, basta acrescentar uma simples prateleira no balcão e desfrutar de um delicioso café.

#actampads1#
Fonte: Reprodução/Instagram

Se você mora em um sobrado e não utiliza o espaço embaixo da escada, saiba que você está perdendo tempo. Além do cantinho do café, é possível integrar até uma adega na área. Como resultado, você não “perderá” outro espaço na casa.

Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, não se preocupe caso você não consiga encaixar seu cantinho em nenhum das possibilidades acima. De forma organizada, separe um espaço no balcão da sua cozinha. Mas, se organização não for o seu forte, delimite a área por meio de uma bandeja.

Fonte: Reprodução/Instagram

Por fim, para não prejudicar a área de circulação, principalmente nos casos dos apartamentos pequenos, a melhor opção é acrescentar prateleiras. Neste caso, a parede de lousa tornou o ambiente mais divertido e extravagante.

Fonte: Reprodução/Instagram

Relacionadas

Como fazer um cantinho do café simples

Não se preocupe com o investimento para ter seu cantinho do café. Afinal, os elementos para colocar nele são super acessíveis. Exceto se você quiser uma máquina de café, é claro!

Fonte: Reprodução/Instagram

Ter um cantinho aconchegante após a pandemia, se tornou praticamente essencial. Além de ser uma tendência para decoração de 2024, existem também elementos que tornam o lugar mais acolhedor. Por exemplo, esse cachepô, afinal, é um item que nos lembra a casa dos nossos avós, não é verdade?

Fonte: Reprodução/Instagram

Um móvel planejado é bastante requisitado para esse cantinho pois tem capacidade de se adaptar ao espaço disponível.

Fonte: Reprodução/Instagram

O espelho pode ser usado em qualquer ambiente, inclusive, na decoração do cantinho do café. Seu principal benefício é a sensação de amplitude que ele oferece ao cômodo. Além disso, quando colocado no hall de entrada, nos ajuda a dar aquela conferida no look antes de sair de casa.

Fonte: Reprodução/Instagram

Galeria

Melhor do que tomar um café quentinho é ter onde sentar para bater papo com uma boa companhia. Por isso, para não ocupar espaço, invista em banquetas que podem ser recolhidas para embaixo das prateleiras quando não estiverem em uso.

Fonte: Reprodução/Instagram

Repare em quantos objetos decorativos esse cantinho do café possui: quadros, plantas, bandejas e estampas. Porém, as cores conversam entre si, fazendo com que a decoração fique harmoniosa.

Related Post
Fonte: Reprodução/Instagram

Que tal um cantinho do café feito de pallet? Como resultado, a área terá um estilo rústico próprio. Além disso, a decoração pode ser complementada com as ripas de madeira que sobram da obra.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Este literalmente é um cantinho do café. Aquele espaço sem utilidade e que você não sabe muito bem com o que decorar, pode ser o local perfeito para um delicioso café rápido antes de sair de casa. Ou quem sabe um drink.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Seja um adesivo de parede ou um papel de parede, estas opções são simples, baratas e que fazem toda diferença na decoração.

Fonte: Reprodução/Pinterest
  • Ao mesmo tempo, leia Piscina biológica: o que é, como funciona e quanto custa fazer essa tendência de decoração

Cantinho do café simples e barato

Engana-se quem acha que para ter um cantinho do café é preciso ter dinheiro e uma cafeteira cara. Com criatividade, é possível criar um espaço charmoso e acolhedor. Confira o exemplo abaixo:

Fonte: Instagram @constru_rose

Além disso, não é preciso ser muitas xícara, uma média de três a seis é o suficiente para atender sua necessidade e a dos poucos convidados.

Fonte: Instagram @princesalojaoficial

Para preencher espaço e adicionar um toque de cor ao local, os moradores investiram em diferentes tipos de plantas.

Fonte: Instagram @josymesaposta_

Por outro lado, se você não tem um bandeja para segmentar o espaço, use um cantinho livre da bancada da cozinha ou do aparador.

Fonte: Instagram @decorartbtg

Cantinho do café moderno

Um cantinho de café moderno possui elementos de tendência de decoração e e equipamentos tecnológicos. Portanto, uma máquina de cápsula com um suporte para elas é essencial.

Fonte: Instagram @anareitz.arquitetura

Não se esqueça que o espaço precisa combinar com o restante da decoração do cômodo. Como resultado, os móveis também deverão ser modernos.

Fonte: Instagram @jayanepicanco e agilitaambientes

Cantinho do café em bandeja

A bandeja é um excelente item para delimitar o espaço do cantinho do café, especialmente se ele ficar sobre uma mesa ou outro móvel.

Fonte: Instagram @acmesadecor

Então, para dar a sensação de amplitude, aposte em uma bandeja espelhada. Além disso, outro benefício desse recurso é garantir elegância ao espaço.

Fonte: Instagram @

Porém, caso sua bandeja seja pequena e não caiba a máquina, não tem problema. Entretanto, ela deve ser de uma cor neutra para não chamar tanta atenção e dar a impressão de que o espaço é ainda menor.

Fonte: Instagram @thadecorando_

Caso você costume levar a bandeja de café até os convidados, não se esqueça de comprar uma com alças.

Fonte: Instagram @houseglamouralagoas

Cantinho do café + Bar

Parece uma mistura improvável, mas não é! Com cuidado e planejamento dá para reunir os dois ambientes em um só. O armário baixo para guardar as bebidas pode servir de apoio para a cafeteira. Além disso, a parede de textura nesse ambiente merece uma atenção, não é verdade?

Fonte: Reprodução/Instagram

É importante delimitar bem a área. Afinal, depois de algumas taças, ninguém merece confundir as garrafas, não é mesmo? Neste caso, a parede ganha um jardim vertical que oferece frescor e naturalidade ao cômodo.

Fonte: Reprodução/Instagram
  • Em seguida, leia Planta jiboia: por que é bom ter em casa + dicas de cuidado e fotos de inspiração

Parede de lousa

Que tal abusar da criatividade apostando em uma parede de lousa? Nela, você poderá deixar aflorar desenhos e frase. E, por que não escrever até a lista de compras?

Fonte: Reprodução/Pinterest

Como o material é escuro, os tons mais utilizados para a composição do cantinho do café são o amadeirado e o preto.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Mas, se você não quiser uma parede inteira de lousa, saiba que existem versões menores e que ficarão perfeitas neste espaço. Por exemplo, uma lousa em formato de xícara.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Decoração com quadros

Por outro lado, se você quer ter frases motivadoras no seu cantinho do café mas não é muito criativa, a melhor opção são os quadrinhos prontos!

Fonte: Reprodução/Pinterest

Uma opção bastante sofisticada é a escrita na madeira. De quebra, ainda dá para aproveitar o objeto decorativo e colocar alguns ganchinhos para pendurar as xícaras. Super criativo, não é mesmo?

Fonte: Reprodução/Pinterest

Uma dica para escolher o quadro certo é optar por cores que combinem com os elementos. Por exemplo, as xícaras ou outros objetos.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Neste caso, um simples quadro branco chama atenção em meio a fundo verde. Para fazer seu próprio quadro, basta imprimir uma imagem de sua preferência e colocá-la em uma moldura que combine com seu cantinho do café.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Conclusão

Por fim, cuidado com o excesso de elementos! Muitas cores e formatos juntos oferecem a sensação de que o espaço é menor do que realmente é e ele parecerá bagunçado. Esse é um dos 10 erros mais comuns na decoração de ambientes pequenos.

Fonte: Reprodução/Instagram

Ainda, se você deseja saber mais sobre decoração, não deixe de conferir nossa categoria. Lá, você encontra matérias sobre fachadas de casas modernas, como fazer um jardim do zero, piscina biológica, como decorar apartamento na praia e muito mais!

Revisado e atualizado por Luiza Mazon.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais