O estilo de Kamala Harris: Looks empoderados e acessíveis com toque despojado

O estilo de Kamala Harris: Looks empoderados e acessíveis com toque despojado

No dia 20 de janeiro de 2021  Kamala Harris se tornou a primeira mulher, negra e filha de imigrantes a ser  vice-presidência na história dos Estados Unidos.

Para cerimônia de posse, ao lado de Biden o 46º presidente do país, Kamala escolheu como grande destaque do seu look, a cor! Apostando em um tom de roxo, cor repleta de significados.

 

 

Kamala na posse – Tons de roxo e violeta

 

Kamala Harris, primeira mulher vice-presidente na história dos Estados Unidos, vestiu um look violeta, composto por vestido e casaco, feito por Christopher John Rogers, estilista negro de Nova York, que também já vestiu Michelle Obama, Rihanna e Cardi B.

Além de endossar o discurso de união, a cartela de cores com diferentes tons de roxo remete às sufragistas britânicas do início do século 20, movimento que foi precursor do feminismo e conquistou o direito de voto das mulheres. Leia mais sobre o movimento em As sufragistas: do direito ao voto à emancipação da mulher.

 

 

  • Veja mais sobre a cerimônia em:  Biden é presidente, mas a posse foi de Lady Gaga.

 

Simbologia da cor violeta

 

Segundo o livro Teste das Cores de Lüscher, violeta é uma mistura de vermelho e azul, e embora seja uma cor separada e distinta, consegue manter alguma coisa das propriedades de ambos, como uma mistura azul-vermelhada.

O violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul, tornando-se representativo da “identificação”. Esta identificação é uma espécie de união mística, um alto grau de intimidade sensível, que leva à completa fusão entre sujeito e objeto, de maneira que tudo o que se pensa e deseja deve tornar-se realidade.

De certo modo, isto é encantamento, sonho tornado realidade, estado mágico, feérico, onde os desejos se realizam – de forma que a pessoa que prefere o violeta quer alcançar uma relação “mágica”.

Não apenas ela quer envolver-se de atração, mas, ao mesmo tempo, quer encantar e deleitar os outros, exercer fascinação sobre eles, porque, embora se trate de identificação mágica, ainda existe a distinção entre sujeito e objeto.

Nesse contexto, muitas religiões usam esses tons como expressão de espiritualidade.

 

 

Ombreiras e outras referências às Sufragistas

 

Entretanto, muito antes de Kamala Harris subir ao palco da cerimônia de posse ou em Wilmington, Delaware, na noite do dia 7 de novembro, as redes sociais já estavam de olho no seu estilo. Entretanto, na ocasião, a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos vestiu um terninho todo branco com ombreiras e uma blusa de seda com amarração junto ao pescoço.

O terno, assinado por Carolina Herrera, foi visto não só como uma declaração de paz, como também uma homenagem à luta das mulheres e minorias na política. Assim, o estilo de Kamala Harris fez uma homenagem clara ao movimento sufragista feminino e, consequentemente, aos 100 anos do direito das mulheres ao voto.

 

 

Reprodução / Instagram

 

No blazer usado por Kamala, destacamos as ombreiras, tendência que ganhou força. Saiba a história e significado e porque as ombreiras estão de volta!

 

Reprodução / Pinterest / Getty Images

 

Dessa forma, o look da  vice-presidente dos Estados Unidos não passou despercebido, chamando muita atenção. Entretanto, não foi só essa produção em específico que causou comoção na Internet. Faz alguns meses que o estilo de Kamala Harris está em pauta. Inclusive, o tema ganhou até um site exclusivo.

O What Kamala Wore (O que Kamala veste, em tradução livre) registra cada detalhe do que ela usa. Incluindo o estilo de joias e relógios que Kamala Harris exibe.

 

Kamala Harris e polêmica sobre a capa da Vogue

 

Kamala foi convidada para capa da Vogue na edição impressa de fevereiro de 2021. Entretanto, a revista tem sido acusada de clarear a pele e desvalorizar a recém-eleita vice-presidente dos Estados Unidos.  Saiba mais sobre a polêmica.

 

 

Mais sobre o estilo de Kamala Harris

 

Blazers e terninhos compõe o guarda-roupa de Kamala.

 

Alfaiataria e pérolas são destaque.

 

Assim, como modelos bem cortados e tons sóbrios.

 

Visual despojado também é uma de suas características.

 

Fotos: Reprodução/ Instagram / Pintetest

 

Antes de mais nada, como uma senadora pelo Estado americano da Califórnia, não há como negar que o dress code da Kamala Harris prioriza roupas mais sóbrias, como ternos e saias comportadas.

O blazer em composição com outras calças como jeans e legging também compõem o visual da futura vice-presidente dos Estados Unidos. Especialmente nos últimos meses, quando rodou o país em campanha eleitoral.

Da mesma forma, neste período, o estilo de Kamala Harris mostrou peças do dia a dia de qualquer mulher, como camisa jeans, por exemplo.

 

Kamala Harris de All Star

 

Tênis trazem um visual despojado aos looks executivos.

 

 

Conforto estiloso.

 

Look executivo com alfaiataria + tênis.

 

Já os lenços trazem um toque de estilo e personalidade ao visual.

 

Fotos: Reprodução / Instagram / Pinterest

 

Nos pés, além do tradicional scarpin, Kamala Harris abusou do tênis All Star em looks despretensiosos, mas ainda assim, com um estilo mais comportado e distinto. Nas redes sociais, inclusive, ela mostrou uma versão exclusiva de cano alto, com bottons e o print do ano de “2020”. Isto é, uma clara alusão ao ano da campanha eleitoral.

E por falar em acessórios acessórios, Kamala Harris não abre mão dos lenços para compor os looks com estilo. Do mesmo modo, as pérolas já viraram sua marca registrada, assim como a máscara de proteção contra o novo coronavírus.

Por fim, veja também Luiza Trajano: A mulher mais rica do país fala de propósitos e rebate crítica. Além de 50 frases e citações de grandes mulheres empoderadas – Legendas para fotos .

a volta do terninhoAll StarAll Star Chuck TaylorComo usar lençosConverse All Starestilo kamala harrisKamala HarrislençoLençosLooks com Tênismoda executivaModa executiva com tênismovimento sufragistasufragistasterninhoTerninhos