Neste 25 de maio, o estilista Manuel Bessa reestreou no DFB Festival 2022 com sua nova coleção autoral “Guardiões”. O desfile começou às 18h30 e contou com peças cheias de significado e muita técnica.

Em vídeo postado no Instagram (@dfbfestival) do evento, Manuel Bessa contou que a sua nova coleção é inspirada no filme “Gabriel – A Vingança de um Anjo” (2007).

“Brinquei um pouco com a história de Gabriel, trazendo também um pouco do artesanato de decoração, chamado capitonê. Mixei de uma maneira bem bacana”, ele revelou. Veja todos os detalhes da coleção a seguir:

  • Logo após, leia DFB Festival 2022: tudo sobre o maior encontro da moda autoral da América Latina

Como foi o desfile de Manuel Bessa no DFB Festival 2022?

Foto desfile Manuel Bessa no DFB Festival.
Leia na sequência tudo sobre a coleção e veja as fotos das peças (Manuel Bessa à direita). Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

  • Enquanto isso, leia Tendências 2023: as principais apostas das passarelas internacionais

A coleção “Guardiões” de Manuel Bessa é inspirada no filme “Gabriel – A Vingança de um Anjo” (2007). O título fala sobre um anjo que caiu do céu e veio para a Terra salvar o mundo do apocalipse. “Esse foi meu ponto de partida”, ele revelou ao Fashion Bubbles.

Foto desfile Manuel Bessa no DFB Festival.
Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Foto desfile Manuel Bessa no DFB Festival.
Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Manuel contou essa história na passarela usando apenas a matéria-prima única jeans, o denim. Sua ideia foi transformar e mostrar todas as possibilidades oferecidas pelo material. “Não só em formas, mas também em lavagens”, destaca.

Foto desfile Manuel Bessa no DFB Festival.
Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Foto desfile Manuel Bessa no DFB Festival.
Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Além disso, o estilista trabalhou o capitonê, que é um artesanato de decoração, em algumas peças. Rosas artesanais também fazem parte da coleção.

Foto desfile evento fashion.
Aqui se nota o trabalho artesanal nas peças. Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Foto desfile evento fashion.
Aqui, por outro lado, as rosas artesanais. Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

“Guardiões” tem uma pegada streat e, ao mesmo tempo, romântica. Manuel trabalhou com formas retas, estilo anos 60. “Os vestidos são bem retinhos, meio trapézios, e os tops também”, contou, enfim.

Foto desfile evento fashion.
Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Foto desfile evento fashion.
Créditos: Roberta Braga e Cláudio Pedroso

Confira, em seguida, o desfile na íntegra:

Quem é Manuel Bessa?

Foto de Manuel Bessa.
Manuel Bessa, 45 anos. Fonte: Instagram @dfbfestival

  • Logo depois, leia Looks com coturno: tudo sobre a história do calçado e dicas de como usar

Manuel Bessa possui 45 anos, nasceu em Fortaleza, Ceará, e trabalha há 20 anos com moda. Autodidata, começou como assistente de criação e estilo, trabalhando com estilistas famosos de sua cidade natal.

Participou das edições de 2003 a 2006 do DFB Festival. Inclusive, foi um dos vencedores do Concurso de Novos Talentos da edição 2002.

Foto Manuel Bessa em desfile.
Um dos desfiles de Manuel Bessa. Fonte: Instagram @manuelbessa

A falta de tempo por estar trabalhando na área de indústria afastou Manuel Bessa das passarelas. Mas agora, cerca de 15 anos depois, ele reestreia no evento. “Estou muito feliz de estar fazendo parte de novo”, revelou.

Foto do cartão do desfile de Manuel Bessa Dfb Festival.
Convite para assistir à apresentação de Manuel Bessa. Fonte: Instagram @manuelbessa

Nesse sentido, para continuar acompanhando o Manuel Bessa, o siga no Instagram @manuelbessa.

Sobre o evento

O DFB Festvial (Dragão Fashion Brasil) começou em 1999 e acontece todos os anos em Fortaleza. Assim, é um dos mais importantes eventos multidisciplinares da América Latina. Ele reúne moda, cultura e atividades educacionais.

Em 2022, o DFB volta a ser presencial, reunindo estilistas da América Latina, de 25 a 28 de maio na Praia de Iracema. Nesse sentido, entre as novidades da edição estão: duas passarelas de 40 m cada, o lançamento do espaço Factory e o primeiro espaço pet friendly do Brasil em desfiles de moda.

Agora que você já viu como foi o desfile de Manuel Bessa no DFB Festival 2022, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!

Além disso, veja todos os desfiles do DFB Festival 2022:

Abertura – 24 de maio

Dia 1 – 25 de maio

Dia 2 – 26 de maio

Dia 3 – 27 de maio

Dia 4 – 28 de maio