Conheça os Steampunks – uma tribo que vive na Revolução Industrial

- Continue depois da Publicidade -

465


O filme Sherlock Holmes, com Robert Downey Jr., serve como inspiração de vestuário para os Steampunks. Foto: Studio Cut

Na tradução, Steam significa vapor e Punk é uma ideologia e um estilo de vida cultural. Juntando as palavras, Steampunk designa o movimento representado através de diversas manifestações artísticas, como cinema, música, dança e até representação no corpo.

No Brasil o Steampunk existe desde a década de 80, mas eram adeptos isolados e só recentemente eles ganharam o aspecto de movimento, segundo o site do Conselho Paulista Steampunk.

Mas o que é o Steampunk? “Assim como existe a ficção científica, a fantasia, o suspense e seus respectivos admiradores, seja em filmes, livros, jogos, estética etc, existem apaixonados pela cultura medieval e renascentista. Eles admiram filmes do gênero, lêem livros nessa vertente, vão a eventos voltados a ela. E não só essas, assim como as feiras renascentistas, existem convenções trekkers, encontros para live-actions de fantasia medieval, eventos de anime, e tantos outros. Todos são fãs de um determinado gênero que é tão amplo que se torna difícil definir se é algo apenas mais literário, mais para cinéfilos, mais estético, enfim, as informações sobre Steampunk estão à disposição, cabe a cada um decidir o que mais lhe atrai”, define Karl, um dos co-fundadores do Movimento Paulista.

- Continue depois da Publicidade -

Não há como negar, os steampunks cultuam a teatralidade. As características do grupo têm muito do RPG, o Role-Playing Game, que são jogos nos quais os participantes incorporam os personagens e criam uma história coletivamente. Além disso, muitos steampunks nunca deixam de participar de um evento cosplay, onde as pessoas se vestem como personagens de filmes, da TV ou de histórias em quadrinhos.

Veja algumas fotos sobre esse estilo de vida:


Conselho Steampunk de São Paulo. Foto: Conselho Steampunk

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -


Foto: Edopter


Foto: Brass Compass


Fotos: Cidade Phantástica e DeviantArt


Fotos: Bodeguinha de Luxo e Conselho Steampunk

Além de se vestirem e se comportarem como na época da Revolução Industrial, os Steampunks também personalizam objetos, até aqueles que são característicos da era digital.


Pen drive caracterizado. Foto: ZedoMax


O computador também recebeu uma vestimenta de época. Foto: Edopter


Celular personalizado. Foto: Blog Tycoon


Foto: DeviantArt

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes