Semana de Moda de Milão F21 se inicia com o coletivo Black Lives Matter

Visibilidade para moda negra italiana.

O coletivo inspirado no movimento antirracista Black Lives Matter leva estilistas negros para a semana de moda de Milão.  A morte de George Floyd impactou em diversos espaços, inclusive na moda. Com o intuito de dar visibilidade a moda de estilistas negras no mercado de luxo, o grupo conquistou espaço no cenário fashion italiano.

Por trás do coletivo estão os estilistas Stella Jean, Edward Buchanan e Michelle Ngonmo. Além disso, a Câmara de Moda Italiana entra com o apoio necessário para que as marcas participassem da MFW. Stella já fazia parte da Câmara de Moda desde 2016, enquanto Edward Buchanan é fundador do evento Afro Fashion Week que valoriza e incentiva a moda afro.

 

Edward Buchman, fundador do Afro Fashion Week, em seu ateliê.
Processo criativo do estilista Edward Buchman. Fonte: Vogue (Reprodução).
Editorial Pre-Fall 21 de Stella Jean, uma prévia da semana de moda de Milão. Fonte: Vogue (Reprodução).
Sua marca de luxo traz modelagens sofisticadas e referências afro. Fonte: Vogue (Reprodução).
Fonte: Vogue (Reprodução).

Da mesma forma, o Brasil faz um moimento de Representatividade na SPFW. Por causa da iniciativa do Projeto Sankofa, 8 novas marcas de moda negra vão participar do evento.

 

 

Semana de moda de Milão: os Five Fab

 

Estilistas do coletivo Black Lives Matter. Fonte: Instagram (Reprodução).

 

Os  5 etilistas que marcam presença na MFW foram apelidados de Five Fab pela própria Câmera da Moda no Instagram.  Os desfiles foram pré-gravados por causa da impossibilidade de realizá-los presencialmente. Assim, as marcas abriram a semana de moda de Milão com coleções virtuais. Porém, os processos criativos também estão sendo divulgados, valorizando a produção de cada um deles.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟

 

Conheça os Five Fab:

 

Frida Kiza

 

Materiais bem luxuosos com alfaiataria e estampas fantásticas são a marca registrada de Frida. Fonte: Instagram (Reprodução).
Frida Kiza já participou da semana de moda de Milão SS 21.

 

Gisele Claudia Ntsama

 

Gisele trabalha texturas e formas inovadoras nos looks. Fonte: Instagram (Reprodução).
Da mesma forma, a estilista explora malha de diversas formas, além disso, mistura tons neutros com cartelas complementares. Fonte: (Reprodução

 

Karim Daoudi 

 

Karim Daoudi trabalha os acessórios com formas diferenciadas, assim como explora a mistura de materiais. Fonte; Instagram (Reprodução).

 

Joy Meribe

 

Joy Meribe usa silhuetas leves e fluídas brincando com a transparência. Fonte: (Reprodução).

 

Moduko Fall

 

Estampas feitas à mão na alfaiataria de Moduko. Fonte: The Guardian (Reprodução).

 

 

Por Ju H Mattos

afro fashion weekBlack Lives MatterCaderno de tendênciasDiversidadeEstilistas NegrosFive FabInverno 2022looks 2021LuxoMFWMilãomoda africamoda africanaModa Africana 2021semana de modaTendências Moda Africana