10 melhores chás para dor de cabeça e enxaqueca

Quer aliviar os sintomas de forma natural? Veja opções de chás para dor de cabeça que não passa com remédio, enxaqueca forte, menstrual e de sinusite
Foto de chás para dor de cabeça vistos de cima

Fonte: Freepik @8photo

Os chás para dor de cabeça são uma alternativa natural para quem prefere não recorrer a remédios. Além disso, podem oferecer alívio quando o incômodo não passa nem com uso de medicamentos.

Afinal, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a dor faz parte do dia a dia de cerca de 140 milhões de pessoas. E isso só no Brasil! Em seguida, você conhece infusões e outras curas caseiras para acabar com esse mal tão comum.


Que chá é bom para dor de cabeça?


Existem vários tipos de dor de cabeça: tensional, menstrual, enxaqueca, de sinusite, entre outras. Mas não importa a variedade: beber uma xícara de chá quentinho pode ser muito eficaz em amenizar o incômodo.

Dessa forma, os 10 melhores chás para dor de cabeça são:

  • Hortelã;
  • Camomila;
  • Cravo;
  • Boldo;
  • Gengibre;
  • Cúrcuma ou açafrão-da-terra;
  • Lavanda;
  • Orégano;
  • Chá-preto;
  • Valeriana.

Então, entenda como cada um deles funciona e aprenda a preparar!



  1. Chá de hortelã para dor de cabeça


Fonte: Freepik @jcomp

De acordo com estudos, a hortelã é capaz de amenizar a dor de cabeça tensional, um dos tipos mais comuns. Afinal, a planta tem propriedades calmantes. Além disso, ajuda a melhorar o foco, reduz o estresse e melhora a digestão.

A fim de preparar o chá para dor de cabeça, comece levando 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) das folhas frescas ou 1 colher (chá) da erva seca. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba logo após.

No entanto, gestantes, lactantes, quem tem pressão baixa ou anemia devem evitar o consumo de hortelã.



  1. Chá de camomila


Fonte: Freepik @8photo

Conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila costuma ser usado a fim de reduzir dor de cabeça causada por inflamação. Ao mesmo tempo, seu efeito relaxante ajuda quando o sintoma tem origem tensional.

Para fazer, é só colocar 1 colher (chá) de flores de camomila em 1 xícara (chá) de água fervente. Tampe e aguarde 10 minutos. Logo depois, é só coar e tomar.

Em pequenas quantidades, a infusão é bastante segura. Mas, se você tem alguma doença crônica, o ideal é consultar um médico antes de incluir a bebida na sua dieta

Related Post

  1. Chá de cravo


Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

O cravo não só tem sabor e aroma marcantes, como também possui propriedades analgésicas. Ainda mais, a especiaria é antiviral e antimicrobiana, protegendo o organismo contra doenças.

É muito fácil preparar esse chá para dor de cabeça! Leve 1 xícara (chá) de água e 4 cravos ao fogo médio. Depois que ferver, deixe por cinco minutos. Desligue, coe e espere amornar antes de tomar.

Mas atenção: a bebida é contraindicada para gestantes, lactantes e crianças.


  • Além disso, leia Óleo de cravo: 13 razões incríveis para usar esse óleo essencial super terapêutico

  1. Chá de boldo


Fonte: Pixabay

Visto que ajuda a remover toxinas do fígado, o chá de boldo pode ser um grande aliado no combate da cefaleia. Principalmente quando a causa da dor é a ressaca!

Antes de tudo, coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Desligue o fogo e junte 1 colher (chá) das folhas de boldo secas ou 1 colher (sopa) das folhas frescas. Então, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba, em seguida.

Contudo, a infusão não deve ser consumida nem na gravidez nem durante o período de amamentação.


  1. Chá de gengibre para dor de cabeça


Fonte: Freepik @jcomp

De acordo com um estudo realizado em 2014, o chá de gengibre é capaz de reduzir enxaqueca. Aliás, a raiz é quase tão eficaz quanto o remédio sumatriptano, comum em casos de dor muito forte.

Prepare o chá para dor de cabeça fatiando um pedaço de 2 centímetros de gengibre. Leve ao fogo médio junto com 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e, então, beba.

Pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes devem evitar a infusão, pois ele pode aumentar o risco de hemorragias.



  1. Chá de cúrcuma ou açafrão-da-terra


Fonte: Freepik @ededchechine

A curcumina presente no açafrão-da-terra tem efeitos neuro protetores. Por isso, como sugere um estudo recente, é capaz de diminuir dores de cabeça e crises de enxaqueca.

Assim sendo, há duas formas de preparar o chá de açafrão. A primeira é com a raiz fresca. Então, misture 1 colher (sopa) da raiz ralada com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Pode coar e beber logo depois.

Contudo, se preferir fazer com a cúrcuma em pó, as proporções mudam. Use 1 colher (chá) para cada xícara de água. Além disso, o ideal é ferver a água antes e, em seguida, adicionar o açafrão. Misture bem a fim de diluir.

As contraindicações são para grávidas, pacientes com doenças hepáticas e hipertensão.


  1. Chá de lavanda


Fonte: Pixabay

A lavanda é um pequeno arbusto que dá flores muito aromáticas. Sua infusão está entre os chás para dor de cabeça porque tem efeitos calmantes. Do mesmo modo, um estudo constatou que inalar o óleo essencial de lavanda ajuda a controlar crises de enxaqueca.

Para fazer, coloque 30 g das flores em 1 litro de água fervente. Tampe e deixe até amornar. Logo após, é só coar e consumir. Assim como outras bebidas, essa não é recomendada para gestantes, lactantes e crianças.



  1. Chá de orégano


Fonte: Pixabay

Por causa de suas propriedades relaxantes, o chá de orégano pode ajudar no caso de dores de cabeça tensionais. Ele também é um aliado dos desconfortos decorrentes da menstruação.

A fim de preparar, coloque 1 colher (sopa) de orégano fresco ou 2 colheres (chá) da erva seca em 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coe e tome.

Não há contraindicações para o consumo da bebida, só que o ideal é não ultrapassar 4 xícaras diárias.


  1. Chá-preto


Fonte: Pixabay

Sabia que a cafeína presente no chá-preto pode combater cefaleia? Um estudo de 2017 constatou que a substância reduz a inflamação e melhora a eficácia de remédios analgésicos.

No entanto, algumas pessoas são sensíveis à cafeína, que pode desencadear uma crise de enxaqueca. Se for o seu caso, prefira os chás para dor de cabeça sem cafeína.

Fazer o chá-preto é muito simples. Basta colocar 1 colher (chá) das folhas secas em 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos e, então, coe e beba.



  1. Chá de valeriana


Fonte: Pixabay

O último dos chás para dor de cabeça é o de valeriana. Isso porque a planta é relaxante muscular e oferece alívio para dores em geral.

Coloque cerca de 2 g de raiz de valeriana em 1 xícara (chá) de água e leve para ferver por 10 minutos. Retire, coe e tome em seguida.

A infusão é contraindicada para crianças, durante a gravidez e no período de amamentação.


Como curar a dor de cabeça?


O nutricionista e terapeuta iridólogo Felipe Félix ensina tratamentos naturais a fim de combater a dor de cabeça:



Do mesmo modo, o Doutor Dayan Siebra recomenda 4 remédios caseiros para aliviar o sintoma:



  • Logo depois, confira Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

O que é bom para passar a dor de cabeça rápido?


Fonte: Freepik @gpointstudio

Além dos chás para dor de cabeça, há outras formas caseiras de aliviar o sintoma:

  • Massageie a cabeça: faça movimentos circulares em pontos como as têmporas, a nuca e o topo da cabeça. Desse modo, a tensão se alivia;
  • Use compressas frias ou quentes: no caso de enxaqueca, vale aplicar gelo no local onde sente a dor. Mas, se o incômodo for decorrente de tensão, a compressa ou um banho quente pode ajudar a relaxar;
  • Acalme a respiração: está respirando de forma ofegante? Ou seus batimentos cardíacos estão acelerados? Então, respire fundo e de maneira mais consciente;
  • Faça repouso: procure um lugar escuro e silencioso para isso, principalmente se tiver enxaqueca.
  • Tome café: afinal, como vimos, a cafeína pode combater a dor de cabeça de modo natural.

Ao mesmo tempo, o neurologista Willian Rezende dá dicas para curar dor de cabeça:




O que pode ser dor de cabeça muito forte?


Fonte: Pixabay

A dor de cabeça é muito comum e qualquer pessoa pode sofrer do sintoma. No entanto, como saber quando é a hora de procurar um médico?

Um indício é quando a dor é muito forte, persiste por mais de 15 dias e dura mais de 4 horas ao dia. Nesses casos, aliás, o mal pode ser latejante ou pulsante.

Além disso, quando a dor de cabeça forte vem junto com febre, erupção cutânea e redução do nível de consciência, pode ser sintoma de um problema neurológico mais grave. Dessa forma, procure um especialista com urgência.



Conclusão


Hortelã, camomila, cravo, boldo, gengibre, cúrcuma, lavanda, orégano, chá-preto e lavanda são fáceis de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais. Além disso, muitas dessas plantas são comuns nos jardins das casas brasileiras.

Então, da próxima vez que o sintoma te incomodar, você já conhece os chás para dor de cabeça que podem resolver o seu problema! Assim, você dispensa ou diminui o uso de remédios.

Por fim, que tal acompanhar nosso canal de Saúde? Lá você encontra outros chás poderosos e remédios caseiros para tratar doenças e promover bem-estar.

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados