Chás para dormir: as 11 melhores opções para relaxar e combater a insônia

Capim-limão, camomila e valeriana são algumas das ervas utilizadas para a produção de chás para dormir, saiba como elas agem no corpo

Fonte: Canva

Só quem passa as noites em claro, sabe os efeitos prejudiciais que a insônia pode causar no dia a dia. Por isso, os chás para dormir têm sido opções naturais para acabar com esse problema. 

Isso porque algumas ervas são capazes de ajudar no tratamento da insônia, que acomete principalmente pessoas com alto nível de estresse e consumo frequente de substância estimulantes. Por exemplo, a cafeína, nicotina ou o álcool.

Porém, é preciso tomar cuidado com a erva escolhida. Isso porque algumas delas possuem o efeito estimulante ao invés de calmante. Desta forma, separamos as 11 melhores opções de chás para dormir e como eles agem no corpo. A seguir, confira quais são e os benefícios de cada um! 

Qual é o melhor chá para dormir bem?

Alguns chás apresentam potencial terapêutico que podem te ajudar a dormir. Porém, é importante ressaltar que não são todas as opções que agem positivamente na missão de combater a insônia.

Fonte: Canva

Isso porque chás como o preto, o verde e o branco normalmente tem cafeína, substância que te desperta ao invés de relaxar. Portanto, o melhor chá para dormir bem é aquele que não possui cafeína, muito pelo contrário, conta com ervas calmantes. Então, confira no decorrer da matéria 11 chás para dormir bem!

#actampads1#
  • Ainda, leia Lipedema: sinais, causas e diagnóstico + 4 famosas que convivem com a doença

Como os chás para dormir funcionam?

Apesar dos chás mencionados serem todos calmantes, é preciso ter em mente que eles demoram cerca de 30 a 60 minutos para fazer efeito no sistema nervoso. Portanto, é importante que esse consumo seja realizado antes de ir para a cama. 

Fonte: Canva

Além disso, para potencializar os efeitos dos chás para dormir, vale a pena adotar uma rotina que favoreça o sono saudável. Por exemplo, dormir cedo, não mexer no celular após deitar na cama, não consumir alimentos pesados antes de deitar, entre outros. 

Para não enjoar do sabor, uma dica é alternar entre as ervas ou ainda combiná-las entre si. Porém, para não concentrar uma quantidade excessiva das plantas, é necessário aumentar a dosagem da água na receita.

1. Magnólia

A magnólia é uma planta da China, conhecida por suas propriedades ansiolíticas. Segundo Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida, seu consumo ajuda a regular o humor, além de ser indicada para auxiliar o tratamento da ansiedade, nervosismo e quadros leves de depressão, sendo uma opção para ajudar no relaxamento noturno.

#actampads1#
Fonte: Canva

De modo geral, o chá de magnólia age através do equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais, reduzindo assim os excitatórios, que deixam a pessoa agitada, e equilibrando os inibitórios, que relaxam.

  • Ao mesmo tempo, leia sobre Dengue: prevenção, sintomas, tratamento e tudo sobre a doença

2. Chá de camomila

Este é um dos chás mais famosos para este fim. Isso porque a camomila é popularmente utilizada como calmante indicado para situações de ansiedade e estresse. Porém, nem todos sabem que o chá de camomila também é eficaz no tratamento da insônia. 

Fonte: Canva

Estudos científicos comprovam que a planta ajuda a induzir o sono devido a suas propriedades sedativas. Isso acontece graças aos receptores chamados benzodiazepínicos que, quando entram em contato com a substância presente no chá, diminui a ação do sistema nervoso central. 

Além da própria bebida, também há comprovação desses benefícios no vapor liberado do chá. Como resultado, inalar o ar quente ajuda a reduzir os níveis de estresse. 

#actampads1#

“O chá de camomila possui substâncias com funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, que auxiliam no relaxamento e melhoria da qualidade do sono”, explica Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida.

3. Chá de maracujá

Você já ouviu falar que o suco de maracujá é bom para acalmar? Esses benefícios também são garantidos através do chá. Também conhecida como passiflora, possui propriedades que ajudam a acalmar e a melhorar a qualidade do sono.

De acordo com Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida, por apresentar ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, favorece a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação.

Dessa forma, o consumo pode refletir na melhora da qualidade do sono, além de ajudar os casos de insônia. Ou seja, é uma das melhores opções de chás para dormir.

#actampads1#
Fonte: Canva

Em termos técnicos, esta fruta tropical tem poder de aumentar o nível de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, o que ajuda a relaxar. 

Além disso, essa liberação do ácido GABA reduz a atividade cerebral e, consequentemente, facilita pegar no sono. Uma pesquisa de Fitoterapia comprovou a eficácia do chá de maracujá roxo em um estudo no qual pessoas que o consumiam diariamente apresentaram melhora na qualidade do sono.

4. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é utilizada em muitas coisas devido ao sabor refrescante e efeito calmante, por exemplo, velas aromáticas, incensos, bebidas geladas e chá. 

Fonte: Canva

Afinal, existem diversas comprovações de que a erva tem papel fundamental no tratamento não só na insônia, mas também na ansiedade e depressão

#actampads1#

Estes benefícios também são oferecidos graças à estimulação no cérebro gerada pelo GABA, que é gerada pela maioria dos chás para dormir.

Segundo Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida, os compostos fenólicos presentes na erva provocam um efeito calmante e sedativo no organismo, contribuindo para melhorar a qualidade do sono. O consumo também é indicado para auxiliar nos casos de insônia. 

Related Post

Além disso, vale destacar que os efeitos deste chá para dormir são menores do que os da camomila, que é ainda mais poderosa. Porém, é uma excelente alternativa para mesclar o sabor no dia a dia.

  • Em seguida, confira Janeiro Branco reforça a importância da saúde emocional

Relacionadas

5. Erva-de-São-João

Conhecida também como hepericão, a erva-de-São-João é um remédio natural muito utilizado como auxiliar no tratamento da depressão. Entretanto, poucos sabem que esse ingrediente também atua na diminuição da insônia, sendo um ótimo chá para dormir.

Fonte: Canva

Isso porque ele contém duas substâncias essenciais para acalmar a mente: a hiperforina e a hipericina. Elas atuam na diminuição do funcionamento do sistema nervoso central. Por isso, relaxa o corpo e facilita a pegar no sono.

Entretanto, pessoas que utilizam medicamentos antidepressivos devem consultar o médico antes de incluir o chá de erva-de-São-João no cardápio.

6. Chá de alface

Se você costuma comprar alface para fazer salada, está na hora de experimentar um novo jeito de consumi-la, por meio do chá.

Fonte: Canva

Estudos recentes têm demonstrado um efeito relaxante e sedativo da infusão, especialmente para crianças e bebês. Vale destacar que apenas bebês com idade superior a seis meses devem consumir o chá de alface. Além disso, essa é uma excelente opção de chá para as gestantes que estão tendo dificuldade para dormir.

7. Chá de lavanda

A lavanda é muito conhecida por quem utiliza a aromaterapia e gosta de óleos essenciais. Isso porque a flor roxa ajuda a relaxar e melhorar a qualidade do sono.

Fonte: Canva

Por isso, pesquisadores tem encontrado propriedade ansiolíticas também no consumo do chá de lavanda. Além disso, a bebida é poderosa no combate a ansiedade, estresse e depressão, que são as principais causas de insônia.

Inclusive, também utiliza-se a planta em casos de má digestão. Priscila Gontijo explica que a lavanda é uma planta que apresenta propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas que ajudam no relaxamento. Portanto, também é um dos melhores chás para dormir.

8. Chá de valeriana

Outra erva essencial para esta lista de chás para dormir é a valeriana. Este chá é um dos que mais possuem comprovações científicas no tratamento da insônia e na qualidade do sono

Fonte: Canva

Assim como o chá de maracujá, o de valeriana auxilia na liberação de ácidos GABA no cérebro. Basicamente, ele é um neurotransmissor capaz de diminuir o sistema nervoso e, assim, ajuda a relaxar. 

Ademais, em relação à qualidade do sono, estudos indicam que o consumo frequente de chá de valeriana aumenta o tempo de sono e diminui a quantidade de vezes que se acorda durante o período da noite

“Além de ajudar no relaxamento, a valeriana pode ser usada como um calmante natural contra a depressão e o estresse”, comenta a nutricionista Priscila Gontijo, da Puravida.

9. Chá de cúrcuma 

Você sabia que a cúrcuma, além de ser um tempero marcante, também pode ajudar a dormir melhor? Ao contrário de outros chás como o verde, ou o preto, o de cúrcuma não possui cafeína em sua composição. Por isso, é uma excelente alternativa para variar antes de dormir. 

Fonte: Canva

Porém, se você costuma comprar sachês prontos de erva para fazer chá, é preciso ficar atento. Isso porque parte deles costuma misturar a cúrcuma com alguma outra erva que possua cafeína. Como resultado, a bebida não oferecerá o efeito relaxante. 

10. Chá de capim-limão 

Uma das principais causas da insônia é a ansiedade. Por isso, tratar esse sintoma é fundamental para a qualidade do sono. Sendo assim, uma ótima opção natural para combater esses dois problemas é adicionar o chá de capim-limão ao cardápio no dia a dia. 

Fonte: Canva

Segundo pesquisadores, este é um dos chás para dormir que possui substâncias que auxiliam no alívio da tensão corporal. Como resultado, acalmam e previnem contra a depressão e a insônia.  Além do chá, esses benefícios podem ser adquiridos também por meio do óleo essencial e suco.

11. Chá de tília

Embora não seja muito conhecida no Brasil, a tília é uma planta medicinal com propriedades sedativas e calmantes. Isso porque ela auxilia a ação do GABA, que é um neurotransmissor capaz de reduzi a atividade do sistema nervoso central.

Fonte: Canva

Como resultado, diminui os sintomas da ansiedade e combate a insônia. Entretanto, o chá de tília não é recomendado para grávidas, lactantes e crianças até 4 anos.

Conclusão – chás para dormir

Existem vários tipos de chás para dormir que, além de atuar contra insônia também oferecem outros benefícios à saúde. Portanto, adicioná-los no cardápio diário também é melhorar a qualidade de vida e o consumo de produtos naturais.

Porém, antes de iniciar o consumo frequente de qualquer uma das ervas, consulte um médico. Além disso, caso você perceba algum efeito adverso, suspenda o uso imediatamente. Ainda, se deseja saber mais sobre saúde, não deixe de conferir nossa categoria!

Revisado e atualizado por Luiza Mazon.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais