Chá de louro: para que serve, como fazer e quando tomar

O chá de louro tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e diuréticas. Conheça seus benefícios e aprenda a preparar a bebida!
chá de louro

Fonte: Pinterest

Você provavelmente já usa essa folha para temperar sua comida. No entanto, sabia que o chá de louro pode ser um aliado da nossa saúde? Isso porque a planta pode melhorar a imunidade, reduzir o colesterol, controlar o diabetes, favorecer a digestão e até prevenir câncer.

Em seguida, você confere para que serve a infusão em 8 benefícios e aprende a preparar a bebida. Além disso, confira combinações que turbinam o chá e fique de olho nas contraindicações!


Quais são os benefícios do chá de louro?


Fonte: Lucut Razvan/Unsplash

O louro é a folha do loureiro, árvore que tem o nome científico Laurus nobilis. Uma vez que fica verde durante todo o inverno, a planta é símbolo de imortalidade.

Na Grécia antiga, o vencedor das Olimpíadas era premiado com uma coroa de louros. Hoje, no Brasil, é comum o seu uso como condimento para sopas, caldos, feijão e outras leguminosas.

1 xícara de sua infusão, feita com 1 colher (sopa) da folha de louro em pó,  possui apenas 5,6 calorias. Além disso, conta com nutrientes como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, vitaminas A, B6 e C, riboflavina e zinco. Assim sendo, trata-se de um chá poderoso! A seguir, confira 8 de seus benefícios.



1. Colabora com a imunidade


Fonte: Pinterest

O chá de louro turbina o sistema imunológico, pois tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. A planta é capaz de combater bactérias como Staphylococcus aureus, E. Coli. e H. Pylori, por exemplo.


  • Logo depois, confira Chá para gripe e resfriado: receita caseira fácil de fazer

2. Chá de louro emagrece


Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

A bebida é um diurético natural, então, ajuda a eliminar as toxinas do organismo e evita a retenção de líquidos. Desse modo, combate o inchaço e colabora com a perda de peso.



3. Reduz o colesterol


Fonte: Freepik

Conforme estudos preliminares, beber chá de louro diariamente durante 10 dias aumenta os níveis de colesterol bom (HDL). Mas ainda é necessário investigar esse efeito mais a fundo.


  • Ao mesmo tempo, confira Para que serve chá de boldo: benefícios e cuidados

4. Controla o diabetes


Fonte: Tetiana Bykovets/Unsplash

De acordo com um estudo realizado em 2008, tomar de 1 a 3 gramas de louro por dia auxilia a controlar os níveis de glicose no sangue de pessoas com diabetes.

Isso se deve, principalmente, à presença de polifenóis na planta. Essas substâncias têm um poderoso efeito antioxidante.



5. Chá de louro favorece a digestão


Fonte: Pinterest

Isso porque a infusão conta com enzimas que ajudam a quebrar proteínas. Fora que estimula a produção da bile pelo fígado, auxiliando a digerir os alimentos gordurosos mais rápido. Por consequência, alivia queimação e azia.

Related Post


6. É analgésico e anti-inflamatório


Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

O chá de louro pode aliviar dores musculares e revigorar o corpo. De acordo com um estudo de 2003, o óleo essencial extraído de Laurus nobilis reduz ainda o desconforto causado nas juntas pela artrite.

Ao mesmo tempo, um estudo feito em ratos constatou que a planta pode diminuir a inflamação de feridas. Assim, colabora com a cicatrização.



7. Pode prevenir e tratar câncer


Fonte: Pinterest

Alguns estudos sugerem que o chá de louro possa inibir o crescimento de células de câncer de mama e colorretal. No entanto, os resultados são preliminares e são necessárias pesquisas em humanos para comprovar sua eficácia.


  • Ao mesmo tempo, confira Chá verde emagrece e ajuda no tratamento de doenças, diz estudo

8. Chá de louro é bom para o cérebro


Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

Em um experimento de 2021, pesquisadores expuseram ratos a folhas de louro em uma câmara de gás por 5 minutos. O procedimento foi repetido uma vez ao dia, durante 22 dias. Como resultado, descobriram que a planta favorece a memória e melhora déficits cognitivos.

Além disso, o chá de louro ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade porque desacelera as funções cerebrais e relaxa o corpo.



Como fazer chá de louro?


Fonte: Monika Grabkowska/Unsplash

A maneira mais comum de fazer a bebida é usando a folha de louro seca ou fresca. Para isso, coloque 3 folhas em 1 xícara (chá) de água fervente. Logo depois, tampe e aguarde 15 minutos. Enfim, basta coar e beber.

No entanto, a melhor forma de aproveitar ao máximo os nutrientes é preparando o chá com o pó de folha de louro. Nesse caso, coloque 1 colher (sopa) desse pó em uma xícara e cubra com 250 ml de água fervente. Tampe, deixe descansar por 10 minutos e tome em seguida.



Para que serve chá de louro com limão?


Fonte: Freepik @KamranAydinov

Nem todo mundo gosta do sabor do louro. Assim sendo, misturar seu chá com o limão é uma boa maneira de agradar o paladar. Ademais, a mistura da folha com a fruta resulta em um poderoso antioxidante. Trata-se de uma bebida que favorece a digestão, elimina toxinas e melhora a imunidade.

Para fazer, basta colocar 3 folhas de louro e 2 fatias de limão em 1 xícara (chá) de água fervente. Aguarde 10 minutos, coe e beba.



Para que serve o chá de canela com folha de louro?


Fonte: Pinterest

Além de deixar a bebida mais saborosa, acrescentar canela ao seu chá de louro ajuda a turbinar a perda de peso. Enquanto a folha desintoxica e reduz inchaço, a especiaria acelera o metabolismo. Aposte na combinação!

Faça a infusão levando 1 canela em pau com 1 xícara (chá) de água para ferver. Logo após, desligue, junte 3 folhas de louro e espere 10 minutos para consumir.


  • Ao mesmo tempo, veja Chá de canela em 8 benefícios: para que serve e como fazer

Pode tomar chá de louro à noite?


Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

A infusão não possui cafeína e, ainda mais, tem efeito calmante. Como resultado, é uma ótima opção para quem tem dificuldade para dormir.

Mas evite excessos! Já que o chá possui propriedades diuréticas, caso você beba uma quantidade muito grande, pode precisar acordar para ir ao banheiro durante a noite.


  • Saiba ainda mais Chá de mulungu: benefícios, propriedades e como preparar

Pode tomar chá de louro todo dia?


Fonte: Freepik @8photo

Sim, é seguro tomar entre 2 e 3 xícaras do chá de louro por dia. Só que o mais indicado é manter uma dieta variada e incluir chás diferentes na sua rotina. Dessa maneira, você aproveita os benefícios de todos eles para a sua saúde!


  • Em seguida, confira Chá de açafrão emagrece e turbina a saúde. Saiba como preparar!

Quem não pode tomar chá de louro?


Fonte: Lachlan Ross/Pexels

A ingestão do chá de louro é bastante segura para a maioria dos adultos saudáveis. No entanto, não é indicada para crianças.

Além disso, não existe nenhuma comprovação de que beber a infusão não ofereça perigo durante a gestação. Portanto, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

Ao mesmo tempo, o louro pode desacelerar o sistema nervoso central. Então, tem a capacidade de reagir com anestesia e outros medicamentos. Por isso, não deve ser ingerido logo antes nem depois de passar por cirurgias.


  • Enquanto isso, leia Chá preto: benefícios, malefícios e receitas quentes e geladas

Conclusão


Assim sendo, quem quer perder peso, melhorar a imunidade, acalmar a mente, aliviar dores e tratar doenças pode contar com a ajuda do chá de louro. Afinal, a planta é fácil de encontrar e a infusão é prática de preparar.

Contudo, é necessário evitar a ingestão em excesso. Além disso, não se recomenda que crianças, grávidas e lactantes consumam a bebida.

Quer conhecer mais chás e alimentos que fazem bem para o corpo e para a mente? Então, fique de olho no nosso canal de Saúde!


Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados