Temperos para a saúde: 10 tipos e seus benefícios

Fonte: Canva

Qual o sabor de um arroz sem alho? Uma carne sem alecrim? Um arroz doce sem canela? Os temperos são essenciais para dar gosto ou ressaltar o sabor de um alimento. Mas o que poucos sabem é que eles também são excelentes para manter o corpo saudável.

Cada região do país possui um conjunto de temperos diferentes. Por isso, selecionamos os mais comuns para falar sobre o benefícios de cada um. Assim, mesmo que você não goste das opções, com certeza vai querer provar algum deles.

Confira a lista dos principais temperos para a saúde:

  • Alho
  • Pimenta dedo-de-moça
  • Canela
  • Orégano
  • Cúrcuma
  • Alecrim
  • Cebolinha
  • Salsinha
  • Coentro
  • Louro

Vale destacar que as opções podem ser combinadas entre si. Portanto, basta usar a criatividade e criar um sabor único e marcante!

1. Alho

Fonte: Canva

O alho é um dos temperos mais famosos no Brasil. Apesar do sabor marcante, ele também possui propriedades medicinais que o tornam benéfico à saúde.

Inclusive, parte dos seus benefícios são encontrados apenas quando o alho é picado ou esmagado. Além disso, para quem está de dieta, ele é o tempero perfeito. Isso porque possui poucas calorias e muitos nutrientes.

Você também já deve ter ouvido falar que quem está resfriado deve tomar chá de alho, certo? Isso porque o alho é capaz de fortalecer o sistema imunológico.

Para se ter uma ideia, um estudo internacional apontou que em 12 semana, pessoas que tomavam suplemento diário de alho tiveram uma redução do resfriado em 63%.

Related Post

Alguns outros benefícios do alho são:

  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • Previne contra doenças degenerativas como demência e Alzheimer;
  • Melhora o desempenho atlético;
  • Fortalece a saúde dos ossos;

Agora ficou muito mais fácil incluir este tempero nos alimentos, não é mesmo?

  • Veja também Alho: o que acontece se você comer um dente de alho todos os dias

2. Pimenta dedo-de-moça

Fonte: Canva

A pimenta é mais um dos temperos para a saúde que dividem opiniões. Afinal, há quem ame e quem odeie.

Embora tenhamos destacado a pimenta do tipo dedo-de-moça, as outras oferecem benefícios bastante similares. Portanto, se você gosta de outra variedade, não se preocupe.

A principal propriedade da pimenta é a capsaicina. Essa substância é responsável pela ardência e atua como termogênico.

Como resultado, ela acelera o metabolismo e auxilia na queima e calorias. Portanto, se você quer diminuir o número da balança, melhor adicionar a pimenta das refeições.

3. Canela

Fonte: Canva

Usada principalmente para temperar pratos doces, a canela é um dos temperos para saúde mais amados.

Dentre os principais benefícios da canela está seu poder antidiabético. Um estudo recente, de 2016, provou que o tempero atua na proteção das células beta do pâncreas, responsável pela produção de insulina.

Além disso, também existem evidências no combate a micróbios como fungos, bactérias e leveduras. Por isso, ela é eficaz na prevenção de doenças infecciosas.

As doenças cardiovasculares também passam longe de quem costuma consumir canela. Afinal, o tempero diminui o colesterol ruim e ajuda a controlar a pressão arterial.

  • Você também pode gostar Chá de canela em 8 benefícios: para que serve e como fazer

4. Orégano

Fonte: Canva

Quase tudo que possui “sabor pizza” possui orégano em meio aos ingredientes. Isso porque esse tempero é essencial para garantir o sabor que é misturado com o queijo, presunto e tomate.

Porém, o que poucos sabem são os diversos benefícios oferecidos por essas pequenas folhas. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração seus antioxidantes.

De acordo com pesquisadores, e ação antioxidante serve para diminuir os dados causados pelos radicais livres que são nocivos ao corpo. Como resultado, o orégano acaba se transformando em um importante alimento que previne doenças cardíacas e crônicas, como o câncer.

Além disso, também existem comprovações de que ele é um agente antibacteriano e antiviral. Por isso, pessoas que tem o hábito de consumir bastante orégano nas refeições tem menos quadros de infecções, das mais simples às mais complexas.

5. Cúrcuma

Fonte: Canva

Grande parte dos alimentos que possuem cores vibrantes como amarelo e laranja são assim graças a cúrcuma.

A curcumina, que é uma substância presente neste tempero, é rica em compostos anti-inflamatórios. Portanto, consumir cúrcuma no dia a dia é importante para evitar um tipo de inflamação crônica como: Alzheimer, doença cardíaca, síndrome metabólica e câncer.

Além disso, se você tem problemas de memória e dificuldade no aprendizado, é melhor incluí-la hoje mesmo no cardápio. Isso porque cientistas encontraram neste tempero uma proteína chamada BNDF que ajuda os neurônios a criar novas conexões.

Inclusive, médicos costumam receitar a cúrcuma como tratamento para pacientes com doença de Alzheimer.

6. Alecrim

Fonte: Canva

É claro que não poderíamos deixar de mencionar o alecrim como um dos temperos para a saúde. Afinal, é uma planta rica em antioxidantes e antimicrobiana. Como resultado, além de temperar carnes suínas e bovinas, o alecrim previne contra contaminações e retarda a deterioração.

Outros benefícios deste tempero são a capacidade de melhorar o humor e a qualidade do sono. Um estudo realizado em 2017 apontou que adultos que consumiam alecrim durante um mês tiveram redução dos sintomas de depressão e ansiedade e ainda melhorou o sono de estudantes universitários.

Portanto, se você não sabe mais o que fazer para te ajudar com as noites em claro, experimente este novo tempero nas refeições.

  • Além disso, confira Chá de alecrim: 10 benefícios, para que serve e como preparar

7. Cebolinha

Fonte: Canva

A cebolinha é um tempero versátil que harmoniza com pratos quentes e frios. O sabor marcante combina também com seus benefícios à saúde.

Um estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que dentre os componentes nutricionais da cebolinha estão: substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Ademais, alguns ativos presentes neste tempero diminuem o risco de câncer na próstata, mama, ovário e cólon.

Vale destacar que para que os benefícios sejam garantidos é preciso combinar o ingrediente com alimentos saudáveis.

8. Salsinha

Fonte: Canva

A salsinha é uma das hortaliças preferidas do brasileiro e um dos temperos mais famosos do mundo. E não é só pelo sabor, mas também pelos benefícios à saúde.

Em primeiro lugar, é importante mencionar que a salsinha é rica em vitaminas A, C, E, ferro e ácido fólico. Portanto, fizemos uma pequena lista com suas principais atuações no corpo humano:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne a anemia;
  • Auxilia o bom funcionamento cerebral;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • É anti-inflamatória e antioxidante;
  • Ameniza os desconfortos menstruais.

Com todos esses benefícios garantidos não tem como deixar esse ingrediente fora da lista do mercado, não é mesmo?

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

9. Coentro

Fonte: Canva

Muito utilizado como tempero de refeições, o coentro também pode ser consumido como chá. A vantagem disso é garantir os benefícios de diferentes formas.

Em primeiro lugar, a planta aromática é capaz de prevenir o câncer em diferentes áreas como próstata, pulmão e mama. Tudo isso graças ao poder antioxidante.

Além disso, outro benefício do coentro é a manutenção da saúde da pele. Portanto, se você se incomoda em envelhecer antes da hora e ter rugas ou flacidez, é melhor começar hoje mesmo a colocar esse tempero na comida.

Outras vantagens do coentro são:

  • Diminui o colesterol;
  • Controla a pressão alta,
  • Diminui o colesterol ruim;
  • Desintoxica o fígado;
  • Previne a diabetes;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino.

10. Folha de louro

Fonte: Canva

Por fim, trouxemos um dos temperos mais marcantes da gastronomia brasileira. Afinal, que é que nunca comeu um boa feijoada com folhas de louro?

Além de ser versátil na cozinha, a planta medicinal atua em diversas áreas da saúde. Isso porque a folha é rica em vitaminas, potássio e magnésio e possui ação digestiva, anti-inflamatória, diurética, expectorante, antifúngica, estimulante, antioxidante e anti-reumática.

Ademais, especialistas apontam que a planta pode ser utilizada no tratamentos das seguintes condições:

  • Gases;
  • Inflamação no fígado;
  • Ansiedade e estresse;
  • Cólicas Menstruais;
  • Dor de cabeça;
  • Infecções na pele.

Conclusão – temperos para saúde

Em conclusão, existem diversos temperos na culinária que podem ser utilizados para dar sabor ao prato e melhorar a saúde. Por isso, vale a pena fazer a mescla de sabores no dia a dia a fim de garantir a maior quantidade de benefícios.

Como resultado, seu paladar terá novas experiência e você, uma qualidade de vida melhor.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados