Retrospectiva 2023: 43 principais acontecimentos do ano

Veja o que aconteceu de importante e marcou o ano de 2023 na retrospectiva: política, Carnaval, futebol, notícias, mortes e muito +

Fonte: Instagram @taylorswift/ @mattyperry4/ @vinijr/ @gloriamariareal/ @joaosilva/ @lulaoficial/ @ritalee_oficial/ Canva. Montagem: Laila Lopes

“Adeus ano velho, feliz Ano Novo”, chega ao fim 2023! Um ciclo que ficou marcado por acontecimentos políticos, recordes históricos e, sem dúvida, perdas importantes. Para relembrar, o Fashion Bubbles reuniu na Retrospectiva 2023 os principais assuntos que marcaram o ano!

Assim sendo, aqui você vai relembrar tudo o que aconteceu de janeiro a novembro: política, Carnaval, futebol, festivais de música, notícias, mortes, celebrações e muito mais! Não perca mais tempo, role o dedo pela tela e confira agora mesmo!

O que marcou o ano 2023?

Confira as principais notícias do Brasil e mundo durante os até então 11 meses passados de 2023!

Fonte: Canva

O que foi notícia em janeiro de 2023?

Retrospectiva de janeiro de 2023: um mês de tensão política e luto. Veja o que foi notícia no 1º mês do ano.

Fim do mandato de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil

Após quatro anos de uma gestão marcada por polêmicas, escândalos e crises, Jair Bolsonaro encerrou seu mandato como presidente do Brasil no dia 1º de janeiro de 2023. Ele não conseguiu se reeleger nas eleições de 2022, ficando em segundo lugar no 2º turno, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva.

#actampads1#
Fonte: Instagram @jairmessiasbolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva empossado como 39º Presidente do Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o país entre 2003 e 2010, voltou ao poder após vencer as eleições de 2022 no segundo turno, derrotando Bolsonaro com 50,90% dos votos válidos.

Fonte: Instagram @lulaoficial

Em sua posse, no dia 1º de janeiro de 2023, ele prometeu um governo de “esperança e reconstrução”, que fortaleça a democracia, retome programas sociais e reduza desigualdades. Ainda mais, prometeu crescimento econômico com responsabilidade fiscal.

Velório e sepultamento de Pelé

O mundo do futebol se despediu de um dos maiores ídolos da história, Edson Arantes do Nascimento. Mais conhecido como Pelé, faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, vítima de um câncer de cólon.

Fonte: Instagram @pele

O corpo do Rei do Futebol foi velado em 2 de janeiro na Vila Belmiro, em Santos. Assim, seu túmulo está localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, no bairro Marapé, também em Santos, SP.

#actampads1#

Apoiadores de Bolsonaro invadem as sedes dos 3 poderes durante atos antidemocráticos em Brasília

No dia 8 de janeiro, a sede dos Três Poderes viveu o ato terrorista de golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Cerca de 3.900 pessoas furaram o bloqueio feito pela Polícia Militar e pela Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Como resultado, eles quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

Morre cantora Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley

Lisa Marie, filha de Elvis Presley, faleceu em 12 de janeiro de 2023. Filha única do “rei do rock”, partiu após complicações de uma cirurgia para redução de peso, conforme o laudo da autopsia.

Fonte: Instagram @lisampresley

Daniel Alves é preso na Espanha acusado de agressão sexual

O jogador de futebol brasileiro Daniel Alves foi preso no dia 20 de janeiro, após ser acusado por uma mulher de ter tocado por debaixo de suas roupas íntimas sem consentimento durante uma festa em uma boate de Barcelona. Em resumo, ele segue detido e já teve 3 pedidos de liberdade negados.

#actampads1#

Palmeiras se torna campeão da Supercopa do Brasil de 2023

No dia 28 de janeiro, o Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3 em um jogo de reviravoltas no Estádio Mané Garrinha, em Brasília, levando a Supercopa do Brasil de 2023!

O que aconteceu de importante em fevereiro de 2023?

Retrospectiva de fevereiro de 2023: o que marcou o mês mais curto do ano? Confira os principais acontecimentos:

Gloria Maria morre aos 73 anos

A jornalista e apresentadora Gloria Maria faleceu aos 73 anos, em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Ela estava tratando metástases cerebrais de um câncer, diagnosticado em 2019, inicialmente no pulmão. Logo depois, saiba tudo sobre a herança de Gloria Maria aqui.

Fonte: Instagram @gloriamariareal

Beyoncé conquista seu 32º troféu no Grammy

Com “Renaissance”, Beyoncé conquistou seu 32º troféu no Grammy em 6 de fevereiro de 2023! Assim, ela desbancou o maestro Georg Solti, que recebeu 31 gramofones na carreira.

#actampads1#

Real Madrid é campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2022

No dia 11, foi a vez do Real Madrid vencer o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 5 a 3, conquistando o Mundial de Clubes da Fifa.

Mocidade Alegre conquista o título do Carnaval de São Paulo pela 10ª vez

A Mocidade Alegre se tornou a grande campeã do Carnaval 2023 de São Paulo, em 21 de fevereiro. Com isso, Mancha Verde ficou em 2º lugar e Império de Casa Verde em 3º.

  • Logo depois, leia Sabrina Sato no Carnaval: famosa é detonada por religiosos após usar fantasia polêmica: “Vestida de demônio”

Imperatriz Leopoldinense conquista o título do Carnaval do Rio de Janeiro pela 9ª vez

Em 22 de fevereiro, o Carnaval 2023 do Rio de Janeiro prestigiou como campeã a Imperatriz Leopoldinense! Assim, a vice-campeã foi Unidos do Viradouro, e o 3º lugar ficou com Unidos de Vila Isabel.

O que aconteceu no mundo em março de 2023?

Retrospectiva de março de 2023: um mês de contrastes e tragédias. Saiba o que aconteceu no mundo no 3º mês do ano.

#actampads1#

10ª edição do Lollapalooza Brasil ocorre

O Lollapalooza ocorreu de 24 a 26 de fevereiro, trazendo ao Brasil, no Autódromo de Interlagos, cantores de sucesso como Drake, Billie Eilish, Lil Nas X, Armin Van Buuren, Tame Impala, Rosáli e Blink-182.

Aluno de 13 anos promove ataque a faca numa escola estadual de Vila Sônia, em SP

4 professores e 1 aluno foram esfaqueados em 27 de março de 2023 na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, por um aluno de 13 anos. Uma das professoras veio infelizmente a óbito, após sofrer uma parada cardíaca no Hospital Universitário da USP.

Brasil atinge a marca de 700 mil mortos pela Covid-19

Em 28 de março, o Brasil atingiu a marca de 700 mil vidas perdidas devido à infecção pelo coronavírus. Atualmente, até 29 de novembro, registra-se 707.470 óbitos acumulados.

O que aconteceu no mundo em abril de 2023?

Retrospectiva de abril de 2023: um mês de violência e mudança. Descubra o que aconteceu no mundo no 4º mês do ano.

#actampads1#

Homem ataca creche em Blumenau, SC, matando 4 crianças e ferindo outras 5

Abril iniciou com mais uma notícia ruim: no dia 5, um ataque a uma creche em Blumenau (SC), provocado por um homem de 25 anos, resultou na morte de 4 crianças e outras 5 ficaram feridas. Ele atacou contra as crianças entre 4 e 7 anos com uma machadinha.

Telegram é novamente bloqueado no Brasil

Em 26 de abril, a Justiça Federal mandou suspender o Telegram no Brasil. Além disso, cobrou multa de R$ 1 milhão por dia por não comprimento da decisão da Justiça Federal do Espírito Santo, que determinou no dia 19 que dados sobre grupos neonazistas que utilizavam o aplicativo fosse entregue à Polícia Federal para investigação.

Índia ultrapassa China em termos de população

A Índia, com 1,428 bilhão de habitantes, agora tem tamanho populacional maior que o da China, que possui 1,425 bilhão, segundo a ONU. Essa é a 1ª vez que os chineses deixam de ser a nação mais populosa do mundo. Saiba os detalhes:

Principais notícias de maio 2023

Retrospectiva de maio de 2023: um mês de esperança e despedida. Conheça as principais notícias do 5º mês do ano.

#actampads1#

OMS decreta fim da emergência global sanitária perante a Covid-19

Covid-19 deixou de ser uma emergência sanitária de importância internacional em 5 de maio de 2023! A decisão partiu devido à queda no número de casos e mortes pela doença, aliada ao avanço da vacinação da população.

Coroação de Carlos III do Reino Unido

No dia 6, na Abadia de Westminster, em Londres, o rei Charles III foi coroado! Sendo assim, ele recebeu a coroa após 8 meses da morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.

Morre, aos 75 anos, a cantora Rita Lee

A rainha do rock brasileiro faleceu aos 75 anos, no dia 8 de maio. Ela estava em tratamento contra um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021. Rita Lee morreu em sua casa, em SP.

Fonte: Instagram @ritalee_oficial
  • Em seguida, leia Rita Lee: quantas vezes se casou, por que estava reclusa e 10 coisas que você talvez não saiba sobre a cantora

Vinícius Júnior sofre racismo pela 10ª vez na Espanha

No dia 21 de maio, foi a vez de um dos episódios mais decepcionantes do ano ocorrer: Vinícius Júnior sofrer racismo pelos jogadores do Valencia.

#actampads1#

Antes e durante o jogo da La Liga (campeonato espanhol), disputado entre o Real Madrid e o Valencia, o jogador foi atacado com músicas ofensivas e racistas pela torcida do time adversário em que o chamava de “macaco”.

Related Post

Relacionadas

Polícia do RJ encontra o corpo do ator Jeff Machado

Em seguida (24/05), os restos mortais de Jeff Machado foram encontrados enterrados a 2m de profundidade em um terreno na Rua Itueira, no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. O ator de 44 anos estava desaparecido desde janeiro. Saiba sobre o suspeito de matar o ator e também como foi o crime premeditado.

Fonte: Instagram @jeffmachadocosta

Morre, aos 83 anos, cantora Tina Turner

No mesmo dia em que a polícia encontrou o corpo de Jeff, morreu a cantora Tina Turner, aos 83 anos. Dona de sucessos como “Whats Love Got to Do with It”, “The Best” e “We Don’t Need Another Hero” morreu “após uma longa doença” em sua casa na Suíça.

Fonte: Instagram @tinaturner

Ex-presidente Fernando Collor é condenado a 8 anos e 10 meses de prisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, no dia 31/05, o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor a 8 anos e 10 meses de prisão em regime inical fechado. Isso porque cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por um esquema na BR Distribuidora. Entenda mais no vídeo em seguida:

O que aconteceu no mundo em junho de 2023?

Retrospectiva de junho de 2023: um mês de tragédia e ciência. Veja o que aconteceu no mundo no 6º mês do ano.

Cientistas relatam a criação do 1º embrião humano sintético a partir de células-tronco

Em junho, no dia 14, uma notícia de feito inédito na ciência aconteceu: pesquisadores do Reino Unido e nos Estados Unidos produziram os primeiros embriões sintéticos de humanos em laboratório por meio de célular-tronco. Aliás, isso sem a necessidade de espermatozóides e óvulos. Saiba mais no vídeo!

Atirador invade escola estadual em Cambé, no Paraná, e mata 2 pessoas

No dia 19, mais uma notícia avassaladora envolvendo alunos em escola: dois estudantes de 16 anos morreram após um ataque de um ex-aluno, em Cambé, no Paraná, no Colégio Estadual Helena Kolody. O assassino disparou com arma de fogo contra os estudantes. Nesse momento, ele se encontra preso.

Implosão do submarino turístico em expedição ao naufrágio do Titanic

23 de junho ficou marcado pela confirmação da implosão do submersível Titã, que teria como destino o Titanic. Conforme a Guarda Costeira dos EUA: “Todas as 5 pessoas a bordo do submersível, conhecido como “Titã”, morreram”. Relembre no vídeo em seguida:

Tribunal Superior Eleitoral condena o ex-presidente Jair Bolsonaro a 8 anos de inelegibilidade

No último dia do mês (30), o Tribunal Superior Eleitoral formou maioria pela condenação e consequente inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Portanto, agora, ele só poderá disputar novamente as eleições gerais em 2030.

O que aconteceu em julho de 2023?

Retrospectiva de julho de 2023: um mês de esporte e emoção. Saiba o que aconteceu no 7º mês do ano.

Ocorre a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023

No dia 20 de julho, iniciou-se a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023! Dois meses depois, o resultado oficial foi a vitória da Espanha contra Inglaterra, por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Sidney, na Austrália. Relembre os melhores momentos:

O que aconteceu no mundo em agosto de 2023?

Retrospectiva de agosto de 2023: um mês de susto. Descubra o que aconteceu no mundo no 8º mês do ano.

Apresentador Fausto Silva sofre infanto e é internado em SP

No dia 20 de agosto, foi a vez de Fausto Silva assustar os brasileiros. O apresentador ficou internado, em tratamento de insuficiência cardíaca, após sofrer um infarto. Em seguida, entrou para a fila de transplante de coração, realizando o procedimento no dia 27. Hoje ele se encontra bem.

Fonte: Instagram @faustosilvaofcial

O que aconteceu em setembro de 2023?

Retrospectiva de setembro de 2023: um mês de arte e drama. Conheça o que aconteceu no 9º mês do ano.

Ator Kayky Brito é atropelado enquanto atravessava avenida

Kayky Brito, de 34 anos, foi atropelado na madrugada do dia 2 de agosto, na Avenida Lucio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com politrauma corporal e traumatismo craniano após o atropelamento, ficou internado até o dia 29, data em que recebeu alta hospitalar.

Fonte: Instagram @kayky.brito

Ocorre a 1ª edição do The Town no Autódromo de Interlagos

Pela 1ª vez, o The Town, maior festival de música, cultura e arte, ocorreu em São Paulo, nos dias 9 e 10 de setembro. O evento reuniu nomes como Foo Fighters, Bruno Mars, Marron 5 e Post Malone.

Taylor Swift ganha 9 troféus no MTV VMA 2023 e bate o recorde de vitórias

Em 12 de setembro, foi a vez de Taylor Swift quebrar o recorde de números de vitórias em uma noite do VMA. Assim, ela ganhou 9 troféus de 11 indicações e com isso desbancou Lady Gaga, que havia vencido 8 categorias em 2010.

Início de forte onda de calor no Brasil, com temperaturas acima de 40º

Em setembro, os brasileiros passarem pela 1ª onda de calor do ano. Áreas pelo interior do Brasil viveram temperaturas muito altas, por exemplo, Belo Horizonte registrou máxima de 37,1ºC, e o Rio chegou a 39,9% na Vila Militar.

São Paulo se torna campeão da Copa do Brasil de 2023 após vencer o Flamengo

O Brasil é Tricolor! O São Paulo venceu a Copa do Brasil de 2023, em jogo empatado por 1 a 1 contra o Flamengo, no dia 24 de setembro, no Morumbi.

Morre Michael Gambon, o Dumbledore nos filmes da saga Harry Potter

No dia 28, ocorreu uma triste notícia aos fãs de Harry Potter. O ator que interpretou Dumbludore, Michael Gambon, morreu aos 82 anos, após um ataque de pneumonia no hospital.

Retrospectiva de outubro de 2023

Retrospectiva de outubro de 2023: um mês de seca e eclipse. Veja a retrospectiva do 10º mês do ano.

Ocorre o Eclipse solar anular no Brasil e em outros países

Em 14 de outubro, a América do Sul (exceto no sul do Chile e da Argentina), a América Central e América do Norte (exceto em parte da Groenlândia) poderam observar o eclipse solar anular. O fenônemo astronômico ocorre quando a lua passa entre a Terra e sol, assim cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Seca histórica no Amazonas

Outubro ficou marcado ainda pela seca história no Amazonas. No dia 16, o Rio Negro teve a pior seca em 121 anos, ao atingir 13,59m em Manaus. Como resultado, mais de 500 mil pessoas foram afetadas em todo estado. Saiba mais detalhes no vídeo em seguida:

Morre Matthew Perry

Uma das mortes mais inesperadas de 2023: Matthew Perry, no dia 28 de outubro, aos 54 anos, que possivelmente foi vítima de um afogamento. Acima de tudo, o ator era mais conhecido por seu papel de Chandler em “Friends”.

Fonte: Instagram @mattyperry4

Principais notícias de novembro de 2023

Retrospectiva de novembro de 2023: um mês de luto e esporte. Confira as principais notícias do 11º mês do ano.

Morre a atriz Elizangela, aos 68 anos

Em novembro, o mês começou com mais uma triste notícia, a morte da atriz Elizangela. No dia 3, ela morreu aos 68 anos, em Guapirim, no Rio de Janeiro. Acima de tudo, Elizangela era conhecida por atuar em produções como as novelas “Força do Querer”, “A Dona do Pedaço”, entre várias outras.

Brasil termina os Jogos Pan-Americanos de 2023 na 2ª colocação geral com um recorde de 205 medalhas

No dia 5 de novembro, o Brasil encerrou o Pan, realizado em Santiago (Chile) com 205 medalhas. Sendo assim, os brasileiros superaram Lima-2019 e deram ao país a melhor campanha da história do evento.

Nova onda de calor no Brasil, com vários estados registrando temperaturas acima de 40 °C

Mais uma vez, no ínicio de novembro o Brasil enfrentou outra onda de calor. Por cerca de 5 dias, vários estados do país viram a temperatura subir 5ºC ou mais que o normal. Inclusive, no dia 19, Araçuaí, em Minas Gerais, registrou a maior temperatura já registrada na história do Brasil.

O que aconteceu de importante no Brasil em 2023?

De mais importante, 2023 iniciou com o empossamento de Lula como Presidente do Brasil. Além disso, em junho ocorreu a condenação ao ex-presidente Jair Bolsonaro a 8 anos de inelegibilidade. Ademais, em outubro, uma seca história do Amazonas não vista há 121 anos afetou mais 500 mil pessoas.

Sem contrar ainda, em 2023 o Brasil sofreu perdas de pessoas muito importantes e queridas, como a apresentadora Glória Maria, a cantora Rita Lee, o ator Jeff Machado e a atriz Elizangela.

Como foi o ano de 2023 no Brasil?

Fora os acontecimentos mais importantes do ano citados acima, o Brasil em janeiro de 2023 prestigiou o Palmeiras como campeão da Supercopa do Brasil. Em fevereiro, viu a Mocidade Alegre ser campeã do Carnaval de São Paulo, bem como a Imperatriz Leopoldinense ser campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.

De março a junho, o Brasil prestigiou o Lollapalooza, sofreu tristes ataques à escolas que culminou na morte de alunos e professora, se comoveu com Vinícius Júnior sofrendo racismo e viu o ex-presidente Fernando Collor ser condeano a 8 anos de prisão.

Depois disso, o país se comoveu com Fausto Silva e Kayky Brito, prestigiou o The Town, viu São Paulo vencer a Copa do Brasil e viveu dias de altas temperaturas com as ondas de calor. Ademais, em 2023 conquistamos 205 medalhas nos Jogos Pan-Americanos e vimos o Eclipse solar anular.

Retrospectiva 2023: conclusão

Enfim, o que mais marcou o ano de 2023 para você? Ocorreu algum acontecimento no Brasil e mundo que você não vai esquecer? Sem dúvida, os últimos meses foram desafiosos, com notícias boas e também ruins. Acima de tudo, em breve inicia-se um novo ciclo, 2024 vem com seus 366 dias para escrevermos uma nova história.

Pois bem, agora que você já sabe os 43 principais acontecimentos de 2023, que tal conferir também o que marcou 2022? Ou então, aproveite e confira mais sobre Datas Comemorativas em nossa categoria especial!

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais